Lab2PT — Conferências — Congressos
Congressos
6º Encontro Internacional "The Walking Body" (TWB6)
26 de março a 17 de abril de 2025 | Galeria da Garagem Avenida/Escola de Arquitetura, Arte e Design, Bairro C, Guimarães
The Walking Body (TWB6) é um encontro internacional de artistas caminhantes. O encontro de 2025 é dedicado a “comunidades de mudança”, comunidades plurais, em movimento, e sensíveis às questões da ecologia social e natural do ambiente em que vivemos e realiza-se entre 26 de março e 17 de abril, em Guimarães, no Bairro C, com o ponto de encontro na Galeria da Garagem Avenida/Escola de Arquitetura, Arte e Design.
TWB6 prevê a realização de uma semana de walkshops, uma mesa redonda com os artistas convidados e uma exposição.
Os walkshops acontecem ao longo da semana de 7 a 12 de abril, em caminhadas pelo território com foco no Bairro C e como ponto de encontro a Galeria da Garagem Avenida EAAD (Av. Dom Afonso Henriques 250). TWB conta com a participação de 7 artistas na realização de oficinas: Geert Vermeire (BE), Jordi Lafon (ES), Miguel B Duarte (PT), Montsita Rierola (ES), Natacha Antão (PT), Stefaan Van Biesen (BE) e Rosa Soares (PT).
No dia 7 de abril, às 14h30, haverá uma mesa redonda dedicada ao tema do encontro deste ano Comunidades de Mudança.
A TWB teve a sua inauguração no dia 26 de março (quarta-feira) pelas 18h00, com a apresentação do trabalho artístico de Babak Fakhamzadeh, “in loving memory”, ampliada, durante a semana, com a partilha do processo e resultados das oficinas ou conversas, incluindo contribuições dos artistas, participantes ou visitantes. Estará patente para visita até 17 de abril, na Galeria da Garagem Avenida.
No dia 27 de março (quinta-feira), entre 14h30-17h00, o artista realiza uma oficina/palestra, para a comunidade académica da Universidade do Minho e interessados.
Os eventos são na Galeria da Garagem Avenida, Av. D. Afonso Henriques 250, 4810-431 Guimarães.
O programa do TWB inclui um WALCafe online, no dia 9 de abril, com o tema “The New Wave of Walking Artists”, sobre os assuntos de etnografia, ecologias queer, ecofeminismo, pós-humanismo e interseccionalidade (em inglês). Inscrições gratuitas pela seguinte ligação: https://walklistencreate.org/walkingevent/the-new-wave-of-walking-artists/
TWB realiza-se em Guimarães, Portugal, é organizado pelo Laboratório de Paisagem, Património e Território (Lab2PT), em colaboração com Made of Walking/ the Milena Principle, e é um evento no âmbito do WALC – Walking Artists & Local Communities. É um projeto centrado no ato de “Caminhar como prática artística”, explorando a imaginação e a criatividade de caminhar na cidade de Guimarães. O TWB recebe apoio do programa Europa Criativa da União Europeia no âmbito do projeto “WALC”, uma colaboração com universidades e parceiros culturais na Bélgica, França, Espanha e Grécia. Obteve, também, apoio do programa IMPACTA do Município de Guimarães.
Este evento é gratuito. Todos os interessados em arte e no acto de caminhar, podem participar nestas ações, mediante inscrição em formulário: https://forms.gle/HtAYpJsdvugMpSRU8
Qualquer pessoa com menos de 14 anos deverá ser acompanhada por um adulto responsável.
A organização do TWB fará fotos, vídeos e gravações de áudio para a divulgação e documentação do evento. As informações registadas destinam-se exclusivamente à organização do The Walking Body não sendo disponibilizadas ou divulgadas a terceiros.
O projeto artístico e os walkshops TWB desenvolvem-se desde Outubro de 2018 e são organizados por Natacha Antão (EAAD/Lab2PT), Miguel B Duarte (EAAD/Lab2PT) e Geert Vermeire (Made of Walking/WLC).
O TWB 2025 aborda as comunidades locais, no sentido plural, não limitando uma comunidade a um grupo estático, único ou isolado. As comunidades locais são, mas ao mesmo tempo são mais, do que a soma dos seus residentes. As comunidades desenvolvem-se com o tempo, incluindo estudantes, artistas locais, minorias, grupos sub-representados, migrantes e refugiados. Viver em comunidade significa repensar a todo o momento o local onde se vive e com quem se vive. Central para o TWB é a possibilidade de movimento e de mudança. Um foco específico do TWB está na frágil ecologia social e natural do ambiente em que vivemos. Embora seja uma cidade, Guimarães também inclui e está nas proximidades de zonas rurais, constituindo uma paisagem híbrida e fragmentada, num território disperso e rico. A inquietação, através da conexão com o lugar e através da arte de caminhar, é o que define o TWB.
O TWB6 é um evento organizado no âmbito do WALC – Walking Arts and Local Communities, com o apoio do programa de cooperação da UE Europa Criativa. O WALC reúne 7 organizações em 5 países da Europa, incluindo o walk.lab2pt. O projeto estende-se por um período de 4 anos, de 2024 a 2027, com o objetivo de estabelecer um centro internacional para as artes da caminhada, com sede em Prespa, apoiado por uma plataforma online, alargada com eventos locais e online, explorando coletivamente como as comunidades locais e as artes pedestres se cruzam.
Informações:
http://walk.lab2pt.net (em atualização)
https://www.facebook.com/thewalkingbody/
https://www.instagram.com/thewalkingbody/
26 de março a 17 de abril de 2024
Galeria da Garagem Avenida/Escola de Arquitetura, Arte e Design, Bairro C, Guimarães
Natacha Antão (EAAD/Lab2PT), Miguel B Duarte (EAAD/Lab2PT) Geert Vermeire (Made of Walking/WLC)