Lab2PT — Apresentação
Sobre o Lab2PT
O Lab2PT é uma unidade de I&D da Universidade do Minho que integra investigadores da Escola de Arquitetura, Arte e Design e do Instituto de Ciências Sociais. Criado no final de 2013, o Lab2PT iniciou o seu primeiro período de financiamento pela FCT em 2015 e é atualmente constituído por 62 investigadores doutorados, 25 investigadores colaboradores e 72 doutorandos, que desenvolvem investigação nas áreas das Artes e Humanidades, abrangendo a Arquitetura, o Urbanismo, a História, a Arqueologia, o Design, as Artes Visuais, a Geografia e a Geologia. O seu princípio orientador é a convergência de saberes no sentido de estabelecer a sua proeminência nos domínios da Paisagem, do Território e do Património, a par da Sociedade, da Tecnologia e da Representação.
A ênfase na intersecção de conceitos, de questões de estudo e de metodologias constitui a sua marca identitária, representando a base para enfrentar os desafios socioambientais globais e para procurar soluções inovadoras que orientem o desenvolvimento sustentável de comunidades e territórios. As suas atividades distinguem-se pela persecução simultânea de investigação fundamental e aplicada, realizada numa vasta gama de projetos e resultados, onde se inclui a participação ativa no Laboratório Associado IN2PAST.
Tal diversidade é acompanhada por uma transversalidade abrangente de escalas espaciais e temporais, com o objetivo de unir uma compreensão crítica do passado com uma intenção propositiva. Esta abordagem reflete-se particularmente nas práticas de projeto, na criação artística e na preservação do património, juntamente com o compromisso de abordar agendas de mobilização social e cívica.
A inovação é marcada pelos temas estabelecidos, pelos territórios e grupos considerados, muitas vezes tangenciais aos cânones da investigação, bem como pela variedade de atividades e dos resultados alcançados, significativamente potenciados pela sua capacidade laboratorial. O impacto destes resultados é reforçado pelo envolvimento direto com as comunidades, instituições e parceiros, moldado dentro de uma rede de relações com os municípios e de conexões transfronteiriças e internacionais.
A amplitude, variedade e natureza científica transdisciplinar alcançadas revela-se através dos seus 3 grupos de investigação, organizados em torno de princípios de identidade distintos e objetivos específicos: LandS/Paisagens e Sociedades; DeTech/Projeto e Tecnologia; SpaceR/Espaço e Representação.