Lab2PT — Webfolio
Áreas e Serviços
Arqueologia
Enquadrando a investigação das paisagens e dos seus marcadores culturais, desde a Pré-História à atualidade, os projetos da Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho (UAUM) permitem a transferência do conhecimento e o seu investimento em benefício das comunidades e regiões. Congregando uma equipa de arqueólogos especializados em diversas áreas, especialistas de informática, pessoal técnico-auxiliar, bolseiros de investigação e colaboradores, a UAUM estrutura-se em diferentes áreas estratégicas: Arqueologia da Arquitetura; Arqueologia da Paisagem e do Povoamento; Arqueologia dos Materiais e Tecnologias; Arqueologia Urbana; Arqueologia e Novas Tecnologias de Informação; Valorização e Divulgação do Património.
Trabalhos arqueológicos e estudo de materiais
Escavações, sondagens e acompanhamentos em arqueologia preventiva/prospeções e escavações em arqueologia fundamental; tratamento preliminar, inventário e classificação cronotipológica de espólios arqueológicos.
Geomática
Levantamentos topográficos, arquitetónicos e georreferenciados.
Bases de dados e Sistemas de informação
Conceção e desenvolvimento de aplicações para registo e processamento de dados arqueológicos e para gestão de património arquitetónico, suportadas por bases de dados MySQL.
Modelação 3D
Representação 3D, em superfície de malha, sólidos geométricos e rendering de volumes, de objetos arqueológicos, arquitetónicos e topográficos e desenvolvimento de interfaces gráficas de manipulação dos modelos.
Mais info:
Arquitetura e Urbanismo
Interpretando a sua missão como desenvolvimento de investigação aplicada ao nível de projetos urbano, de arquitetura, de design e de produção artística, e defendendo uma política de valorização recíproca em que o projeto é entendido como investigação, o Centro de Estudos da Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho (CEEAAD) abre-se a colaborações interdisciplinares e promove o intercâmbio de conhecimento com instituições e entidades representativas da comunidade. Respondendo a diversas instituições e à própria Universidade, o CEEAAD tem atuado em múltiplas tipologias de projetos, designadamente as que se elencam de seguida, sempre a convite das entidades responsáveis.
Projeto urbano
Elaboração de projetos de requalificação do espaço público, do espaço coletivo e estudos urbanos.
Projeto de arquitetura
Realização de projetos de intervenção no construído, em património edificado, de edificações novas e mobiliário.
Estudos preliminares
Elaboração de Programas Base e Preliminar, bem como estudos para redefinição de programas tipológicos ou ainda projetos de viabilidade urbanística e funcional.
Consultoria
Consultoria de apoio para realização de concursos de arquitetura.
Mais info:
https://www.arquitetura.uminho.pt/pt/Sociedade/Centro-de-Estudos
Design
O Instituto de Design de Guimarães (IDEGUI) dispõe de um vasto conjunto de laboratórios e oficinas onde alunos, designers e investigadores podem desenvolver a sua atividade num ambiente criativo, tirando partido dos mais diversos e modernos meios tecnológicos de prototipagem (CNC, corte laser, termoformação e infusão por vácuo) e de fabricação aditiva em diversos materiais (poliméricos, cerâmicos e celulósicos).
Prototipagem
Prototipagem rápida na execução de protótipos no domínio do design de produto, em áreas como a indústria do calçado e automóvel, ou em colaborações com entidades como a Fibrenamics ou o Laboratório da Paisagem
Parcerias na produção de maquetes e maquetes 3D – CEEAAD
Desenvolvimento de conteúdos expositivos – Garagem Sul, CCB
Parcerias na produção de maquetes e modelos tridimensionais - CEEAAD
Desenvolvimento de conteúdos expositivos – Garagem Sul, CCB
Fabricação aditiva
Impressão 3D em cerâmica para a indústria; integração de técnicas de fabricação aditiva no projeto e em processos de produção de componentes cerâmicos avançados e personalizáveis através do Advanced Ceramics R&D Lab (ACLab); protótipos de componentes de fachadas em exposições
Mais info:
Geologia
No seio do Lab2PT, a área da Geologia ou Ciências da Terra articula-se com outros domínios, nomeadamente a Arqueologia, procurando uma integração de saberes para o esclarecimento de proveniências de matéria-prima. Para além deste aspeto, trabalha em prol de prestação geral de serviços relacionada com a atividade mineira: meios de registo, análise e impacto ambiental.
Serviços
– Apoio à mineração
– Planeamento e supervisão de programas de prospeção mineira
– Intervenção em cartografia de alta resolução e análise estrutural detalhada
– Avaliação de impacto ambiental associado à atividade extrativa
– Estudos de análise distanciada e deteção remota, fotogeologia e fotointerpretação
História
O conjunto de historiadores que integra o Lab2PT oferece uma ampla capacidade de prestação de serviços nos domínios da assessoria e consultadoria da Pré-História à Contemporaneidade, com aplicações a iniciativas editoriais e expositivas, entre outras.
Serviços
– Estudos paleográficos
– Assessorias técnico-científicas no arco cronológico da Pré-História à Contemporaneidade
Turismo
Para a equipa de Turismo e Desenvolvimento concorre o contributo de diferentes áreas científicas – Geografia, Economia, História, Arqueologia, Gestão, Sociologia – com vista a uma abordagem integrada e holística da Paisagem e do Território.
Com incidência na zona noroeste do Norte de Portugal, a investigação foca-se sobretudo no Turismo Cultural e no Turismo Criativo, integrando diversas valências tecnológicas: Sistemas de Informação Geográfica (SIG), Crowdsourcing, Webmapping e Realidade Aumentada. Este trabalho tem permitido ligar tradição e contemporaneidade, procurando responder às necessidades do turista atual, bem como a utilização de técnicas quantitativas e qualitativas na perceção dos residentes e de outros stakeholders que intervêm na atividade turística.
Serviços
– Estudos de diagnóstico sobre património e atividade turística
– Planos estratégicos de desenvolvimento da atividade turística
– Aplicação de Realidade Aumentada, Crowdsourcing, Webmapping e SIG
– Inquéritos/sondagens: perceções e motivações de turistas, residentes e outros stakeholders
– Análise qualitativa e quantitativa
– Estratégias de adaptação e planos de investimento face à variabilidade e alterações climáticas
– Teoria da medida e teste de modelos teóricos
– Formação a empresários e técnicos municipais