Lab2PT — Conferências — Congressos
Congressos
Colóquio "Recentrar: Memória, Barro e Saber-fazer" + Exposição "O Legado do Barro de Estremoz" | Projeto 2LEGACY
Colóquio “Recentrar: Memória, Barro e Saber-fazer”
Os resultados do projeto exploratório 2LEGACY, financiado pelo IN2PAST em 2024, serão divulgados no colóquio “Recentrar: Memória, Barro e Saber-fazer”, que se realiza a 20 e 21 de setembro, no Castelo de Évora Monte, integrado no Encontro Nacional de Olaria.
Entre música e sabores, a equipa liderada por Mathilda Coutinho (HERCULES – Universidade de Évora / IN2PAST) pretende, com este encontro, promover o diálogo entre diferentes protagonistas ligados ao património da olaria nacional.
Participam membros da equipa, outros investigadores/as do IN2PAST, e profissionais e representantes institucionais do setor, incluindo a vice-presidente da CCDR Alentejo Ana Paula Amendoeira, o vice-presidente da CCDR NORTE para a Cultura e Património, Jorge Sobrado, a diretora executiva da A.CERTIFICA (organismo de certificação acreditado pelo IPAC), Teresa Costa, e o presidente da direção do IN2PAST, António Candeias (HERCULES – UÉvora / IN2PAST).
A participação é livre e gratuita, mas carece de inscrição, através do formulário online disponível em https://forms.gle/tHtCX16AH3LhxCHx5.
EXPOSIÇÃO:
Sinopse
A exposição “O Legado do Barro de Estremoz” reúne peças criadas durante a Residência Artística de Olaria “Recentrar”, organizada no âmbito do projeto exploratório 2LEGACY entre 8 e 12 de julho de 2025, utilizando o barro preparado durante a Oficina de Recolha e Preparação do Barro para a Cerâmica realizada a 11 e 12 de abril.
É inaugurada a 19 de setembro, às 15h, na Sala de Exposições Temporárias do Museu Municipal de Estremoz Prof. Joaquim Vermelho, onde fica até 4 de janeiro de 2026.
A entrada é livre.
O 2LEGACY – Explorando o Papel das Matérias-Primas no Artesanato Cerâmico Português para Resgatar o Legado de Lepierre para o Futuro é um projeto exploratório financiado pelo IN2PAST que visa explorar o papel da argila endógena na produção tradicional de cerâmica, tanto no passado como nas práticas contemporâneas, tomando as cidades de Estremoz e Barcelos como “laboratórios vivos” para a regeneração do património e do artesanato. A transferência de conhecimento e o envolvimento ativo da sociedade no diálogo sobre a utilização da argila endógena no artesanato moderno são duas das múltiplas vertentes do projeto.
Os participantes na oficina de dois dias tiveram a oportunidade de recolher argila no campo, em Estremoz, e de prepará-la para a secagem. Como o material recolhido necessita de secar com tempo, a preparação da matéria-prima para a residência artística de julho foi efetuada utilizando barro previamente recolhido e seco.
Durante a residência de cinco dias, acolhida no Centro Interpretativo do Boneco de Estremoz, os projetos de olaria foram então desenvolvidos com o apoio do Mestre Francisco Rosado (Xico Tarefa) e de Marta Castelo (VICARTE – NOVA FCT / FBAUL), membro da equipa do projeto.
A exposição “O Legado do Barro de Estremoz” é apenas um dos produtos deste projeto exploratório de um ano que agora chega ao fim.
Nome do projeto/ acrónimo: Explorando o papel das matérias-primas no artesanato cerâmico português para resgatar o legado de Lepierre para o futuro / 2LEGACY
Equipa do projeto:
(IR) Mathilda Coutinho (HERCULES – University of Évora / IN2PAST)
(Co-IR) Patrícia Moita (HERCULES – UÉvora / IN2PAST)
Catarina Miguel (HERCULES – UÉvora / IN2PAST)
Eduarda Rovisco (CRIA – Iscte / IN2PAST)
Isabel Maria Fernandes (Lab2PT – University of Minho / IN2PAST)
João Pedro Veiga (CENIMAT/i3N – NOVA FCT)
Márcia Vilarigues (VICARTE – NOVA FCT)
Marta Castelo (VICARTE – NOVA FCT)
Massimo Beltrame (HERCULES – UÉvora / IN2PAST)
Sónia Mota Ribeiro (CRIA – NOVA FCSH / IN2PAST)
Parceiros do projeto:
Município de Estremoz
ADOE – Associação Dinamizadora da Olaria de Estremoz
Fundação Alentejo
Centro Ciencia Viva de Estremoz
Museu de Olaria/ Município de Barcelos
Sèvres – Manufacture et Musée Nationaux
CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património
Informações: magldc@uevora.pt
Colóquio: 20 de setembro de 2025 | 9h30-17h00 21 de setembro de 2025 | 9h30h-13h00 Exposição: 19 de setembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026 Inauguração - 19 de setembro | 15h00
Colóquio: Castelo de Évora Monte Exposição: Sala de Exposições Temporárias do Museu Municipal de Estremoz Prof. Joaquim Vermelho
Projeto 2LEGACY / IN2PAST Câmara Municipal de Estremoz Museu Municipal de Estremoz Prof. Joaquim Vermelho Associação Dinamizadora da Olaria de Estremoz (ADOE)