Lab2PT — Conferências — Congressos
Congressos
International Symposium "Construction History & Film"
O simpósio pretende constituir uma primeira iniciativa na criação de um fórum académico dedicado à exploração das imagens cinematográficas como fontes para o estudo da História da Construção.
Ao reunir investigadores de diferentes áreas disciplinares, pretende-se fomentar o debate, partilhar resultados de investigação recentes e abrir novas perspetivas neste domínio emergente de estudo.
Desde finais do século XIX, as imagens em movimento têm documentado todos os aspetos da vida quotidiana das comunidades humanas, por todo o mundo. Tal como expressões artísticas anteriores, o cinema revelou as realidades quotidianas de novas construções em paisagens urbanas, rurais ou naturais, bem como intervenções de restauro e manutenção de estruturas existentes. As atualidades cinematográficas e os documentários constituem algumas das principais categorias de fontes históricas que oferecem contributos relevantes para o conhecimento das práticas construtivas desde a invenção do cinema. Estes filmes registam a extração, o transporte e a utilização de materiais, maquinaria e técnicas construtivas, as atividades de arquitetos, engenheiros, mestres-de-obras e operários nos estaleiros de construção, bem como nos seus momentos de lazer. Documentam igualmente uma diversidade de acontecimentos, incluindo cerimónias de colocação da primeira pedra, inaugurações e manifestações sindicais, entre muitos outros. Mais recentemente, estes registos comunicativos têm sido em grande parte substituídos pelos meios televisivos. Neste contexto, alguns documentários de carácter educativo têm procurado também divulgar conhecimento nesta área, com o objetivo de sensibilizar e inspirar o público a aprofundar o tema.
Nos filmes de ficção, sínteses rigorosas — e por vezes fantasiosas — de teorias ou resultados de investigação sobre práticas construtivas do passado foram projetadas no ecrã para apoiar narrativas dirigidas a um público generalista. Estes filmes contribuem para a formação de um imaginário coletivo não especializado que não pode ser desvalorizado ou ignorado.
O simpósio acolhe propostas de comunicação que explorem aspetos das culturas construtivas históricas a partir de fontes cinematográficas, especialmente aquelas que ofereçam perspetivas inovadoras nas quais as imagens fílmicas constituam uma base relevante para a investigação.
Serão também bem-vindas reflexões sobre a capacidade do cinema e do documentário para divulgar narrativas dos processos construtivos do passado.
Não existem restrições quanto à origem geográfica dos filmes ou aos períodos históricos em análise.
As comunicações serão organizadas nas seguintes Sessões do Simpósio:
Sessão 1. Arquivos, questões de investigação e abordagens metodológicas às fontes cinematográficas na História da Construção;
Sessão 2. Novas construções desde finais do século XIX;
Sessão 3. Restauro, manutenção e reabilitação desde finais do século XIX;
Sessão 4. Representações de estaleiros de construção anteriores ao final do século XIX;
Sessão 5. Ficção, imaginários coletivos e divulgação da História da Construção através do cinema.
O Simpósio decorrerá exclusivamente em formato presencial, em Lisboa, nas datas indicadas.
Datas Importantes:
Submissão de resumos: até 6 de novembro de 2025
Comunicação da aceitação de resumos: 08 de dezembro de 2025
Data-limite de entrega dos artigos completos: 24 de janeiro de 2026
Após avaliação cega por pares e apresentação presencial, os artigos selecionados serão publicados em inglês com DOI no primeiro volume da Coleção da Sociedade Portuguesa de Estudos de História da Construção.
+ Informação: https://www.spehc.pt/noticias.html
19 e 20 de fevereiro de 2026
Auditório do Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL)
SPEHC - Sociedade Portuguesa de Estudos de História da Construção; CIAUD - Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa; CIUL - Centro de Informação Urbana de Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa
FCT- Fundação para a Ciência e Tecnologia; CEAU - Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto; Lab2PT/IN2PAST/Universidade do Minho; Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores