Lab2PT — Conferências — Seminários
Seminários
Seminário de Abertura da rede WALC: Walking as a Community-based art practice
O Seminário Walking as a Community-based art practice acontece no dia 17 de setembro de 2024, às 18h30, em formato online, no âmbito do projeto Walking Arts & Local Communities (WALC)(https://walctogether.eu/), com a participação de Natacha Antão Moutinho e Miguel Bandeira Duarte, investigadores integrados do Lab2PT.
A inscrição é gratuita, disponível em: https://wlc.zone/67g
Link Zoom: AQUI
A arte atinge todo o seu potencial quando se envolve em questões sociais, capacitando as comunidades para além do foco da arte tradicional em objectos e imagens. Neste contexto, o artista actua como um membro da comunidade, partilhando experiências pessoais. A paisagem, o lugar e o espaço são cruciais para moldar as práticas comunitárias e nómadas. As comunidades rurais da Europa, que enfrentam o abandono e a destruição, podem ser revitalizadas através da arte baseada na comunidade, sendo a caminhada uma prática fundamental.
A rede WALC, criada por sete parceiros europeus, incluindo o UMinho/Lab2PT, tem como objetivo transformar a caminhada numa prática de base comunitária. WALC pretende expandir as práticas comunitárias a um público global através de um projeto de arte no exterior, em espaços físicos e digitais.
Esta iniciativa reunirá artistas que caminham, ecologistas, cientistas, cidadãos, refugiados e imigrantes para apoiar a sustentabilidade rural. A apresentação incluirá debates com curadores e artistas, seguidos de uma mesa-redonda com parceiros do WALC de vários países. O evento será encerrado com um convite para que organizações, grupos e artistas se juntem à jornada da WALC, oferecendo oportunidades de participar do programa de residência ou colaborar remotamente.
A apresentação será dividida em três partes, começando com uma discussão com a curadora Lydia Matthews (Atenas/Nova Iorque), a artista/pesquisadora Clare Qualmann (Walking Artists Network/Universidade de East London) e o artista nómada Jez Hastings (Reino Unido), seguida de uma mesa redonda moderada pela curadora e ativista Nina Felshin (EUA). A mesa redonda incluirá os parceiros do WALC Clara Gari (Catalunha), Natacha Antão Moutinho (Portugal), Sylvie Marchand (França), Anna Luyten (Bélgica), Andrew Stuck (Reino Unido) e Yannis Ziogas (Grécia).
As palestras terminarão com um convite dos coordenadores artísticos do WALC, Yannis Ziogas e Geert Vermeire, encorajando outras organizações, escolas, grupos, colectivos e artistas individuais a juntarem-se à viagem.
Link para o Projeto: AQUI
Descrição detalhada do Seminário e do Projeto WALC: AQUI
17 de Setembro 2024 18h30
Online
Projeto WALC