Lab2PT — Conferências — Seminários
Seminários
SHARE.ICS Invites | Leonardo Aboim Pires | Fresh as a lettuce? Food freshness and the historical reality of contemporary Portuguese horticulture
Os encontros SHARE são seminários bimensais, criados, coordenados e realizados por alunos de doutoramento inscritos no terceiro ciclo de formação em história, arqueologia e geografia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho / Lab2PT. Além de se tratar de um momento de encontro, cada sessão possibilita a um(a) doutorando(a) apresentar o progresso do seu trabalho de investigação e receber contributos dos seus pares.
SHARE.ICS Invites Leonardo Aboim Pires | Fresh as a lettuce? Food freshness and the historical reality of contemporary Portuguese horticulture
A alimentação pode ser abordada por diversas perspetivas e uma delas incide nas condições de conservação. A perecibilidade dos produtos animais e agrícolas constituiu um desafio para as entidades públicas ao longo do tempo e assegurar a sua fruição durante o maior tempo possível pelas populações originou abordagens tendentes a ver nas estruturas de armazenamento a solução mais viável. Mais que a perceção dos consumidores, embora esta não seja excluída, as políticas públicas sobre os modos de garantir o fornecimento alimentar em condições sanitárias viáveis e de preservação dos alimentos são incontornáveis, em correlação com as discussões académicas científicas. É neste sentido que o conceito de “frescura” surge como o mais funcional para ir ao encontro da análise desta matéria. Manter um produto fresco comporta três dimensões: o triunfo da técnica sobre a ordem natural das coisas; a garantia do acesso contínuo e diversificado a alimentos em quantidade e qualidade e, por fim, a promoção de determinantes de saúde pública. Inscrever estas noções, de forma integrada, nas políticas alimentares leva a que seja necessário efetuar um périplo histórico sobre a evolução desta realidade da frescura. Este será o foco na nossa comunicação tendo por base os desenvolvimentos da pesquisa levada a cabo no âmbito da nossa tese de doutoramento sobre a estruturação e análise das cadeias de valor agrícolas na hortofruticultura portuguesa nos séculos XIX e XX.
Biografia:
Licenciado em História (2015) e Mestre em História Contemporânea (2018), pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa. Atualmente é doutorando em Ciências da Sustentabilidade no Instituto de Ciências Sociais de Lisboa, com a tese intitulada “Dinâmicas agrícolas, competitividade e mercado: a hortofruticultura em Portugal (1850-2000)”. É membro do ReSEED – Rescuing seed’s heritage, projeto financiado pelo European Research Council e investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra. Tem dedicado a sua investigação sobretudo às questões da agricultura, da alimentação e do ambiente entre os séculos XVIII e XX.
+ info: https://shareics.cargo.site/SHARE-Leonardo
Acesso via Zoom: AQUI
28 de junho de 2024
Online
Cláudia Novais Fátima Silva Sílvia Pinto