Lab2PT — Conferências — Oficinas e Cursos livres
Oficinas e Cursos livres
2ª edição da Escola Doutoral do IN2PAST: In2Future Boot Camp
2ª edição do In2Future Boot Camp: Patrimónios comuns: a vinculação associativa do Património
A primeira edição do In2Future Boot Camp teve como mote “Para uma ecologia das práticas patrimoniais”. Procurámos então desenvolver uma perspetiva holística e crítica face às práticas de conservação, restauro ou revitalização do património, do estudo da conceção de um determinado “objeto” enquanto património até à conceção de práticas e políticas associadas à sua salvaguarda.
A segunda edição do Boot Camp decorrerá novamente em Évora, entre 19 e 25 de maio de 2025, com o tema “Patrimónios comuns: a vinculação associativa do Património”, em parceria com Évora 27 – Capital Europeia da Cultura e com o Festival Imaterial, que se realiza naquela cidade de 20 a 24 de maio.
Os investigadores doutorandos das diferentes unidades do IN2PAST serão desafiados a explorarem ideias em torno das noções de “legado associativo” ou de “patrimónios comuns” e a realizarem pesquisas de experimentação prática e imersiva em torno do legado associativo com valor patrimonial na cidade de Évora.
Existe uma simetria entre a noção de “bem-comum”, enquanto lógica fundadora do associativismo, e a de “património”, enquanto conjunto de “bens-inalienáveis” imbuídos de qualidades afetivas e que têm sido transmitidos intergeracionalmente, como tal exprimindo valores fundamentais à identidade do grupo. Com base numa indagação empírica junto de associações e cooperativas sediadas na cidade de Évora, será desenvolvido um trabalho colaborativo de aproximação epistemológica às práticas de associativismo, de matriz cultural, aí identificadas. Como ponto de partida para uma reflexão em torno destes legados associativos, colocamos as seguintes questões: Como se conjugam nessas práticas atos de vinculação social com a fabricação estético-cultural de ‘patrimónios comuns’? Podem as associações unificar os bens comuns de pequena escala em ecossistemas colaborativos de maior dimensão? Poderão as associações ser espaços para gerir coletivamente e de forma sustentável um recurso comum, como o património?
A orientação teórico-metodológica desta abordagem ao património associativo destaca a relevância da filiação do associativismo no paradigma sociológico da dádiva, segundo o qual a troca (sob a forma da tripla-obrigação de “dar-receber-retribuir”) é o princípio moral fundador da vida social. É através da liberdade concedida e das obrigações pressupostas a este princípio que se realizam “interesses comuns”. Geralmente englobado no designado “terceiro setor”, a formação da sociedade civil e da vida associativa deverá ser aqui compreendida a partir de um quadro histórico desfavorável ao associativismo, sobrevivendo este “nos interstícios da vida local”.
Público-alvo: podem candidatar-se à frequência do Boot Camp investigadores doutorandos das 7 UID do IN2PAST
Candidaturas: através do preenchimento deste formulário até 24 de fevereiro de 2025 (data alargada)
Comunicação dos resultados: até 12 de março
A deslocação, a estadia e parte da alimentação serão asseguradas pelo IN2PAST, pelo que devem contactar a respetiva UID.
Uma sinopse completa dos objetivos programáticos do Boot Camp deste ano estará brevemente disponível através do site do IN2PAST. O programa detalhado será anunciado em abril.
Tal como na primeira edição, existirão iniciativas partilhadas com o Festival Imaterial, incluindo debates e conferências com convidados nacionais e internacionais, visitas guiadas, cinema e espetáculos de música.
Organização: IN2PAST / Grupo de Trabalho para a Formação Doutoral
Parcerias: Festival Imaterial e Évora 27 – Capital Europeia da Cultura
Imagem: Ensaio de teatro realizado por um grupo associativo do qual o coordenador do bootcamp Pedro Antunes fez parte enquanto aluno em Évora, em 1999. Os ensaios decorreram na Sociedade Harmonia Eborense.
© Filipe Rebelo | Sociedade União Eborense “Bota Rasa”
19 a 25 de maio de 2025
Évora (Universidade de Évora e outros)
Pedro Antunes (CRIA - NOVA FCSH/IN2PAST) e Anna Tsoupra (HERCULES - Universidade de Évora/IN2PAST), coordenadores do Grupo de Trabalho para a Formação Doutoral do IN2PAST