Exposições
‘Território Manuel Botelho’
A exposição ‘Território Manuel Botelho’ propõe um olhar alargado sobre a obra do arquitecto Manuel Botelho. A sua singular produção atravessa mais de três décadas e cruza a arquitectura, o design de objetos, a reflexão teórica vertida para a escrita, e a docência.
Comissariado por António Neves, Bruno Baldaia, Carlos Maia e Duarte Belo, a Exposição resulta de uma parceria entre o Laboratório da Paisagem, Património e Território (Lab2PT), a Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho (EAAD-UM), a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) e a Fundação Marques da Silva (FIMS) e conta com o apoio à divulgação da Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos (OA-SRN).
Este evento na Galeria Garagem Avenida, da EAAD-UM, faz parte de um ciclo de diferentes exposições que se complementam em torno da obra e acervo do arquitecto Manuel Botelho. Este ciclo que teve início no Porto (FAUP), com a exposição “Manuel Botelho Projecto e obra”, fixará residência no próximo dia 6 de Abril em Guimarães com a exposição `Território Manuel Botelho”, para posteriormente seguir em itinerância para Coimbra (DARQ) e Porto (FIMS). Estas exposições serão acompanhadas por mesas redondas e visitas às obras. Este processo inclui ainda o lançamento de duas publicações: uma monografia, editada pela Circo de Ideias, e um registo das visitas às obras, editado pelo Museu da Paisagem.
‘Território Manuel Botelho’ reúne uma seleção de projectos de diferentes escalas, programas e enquadramentos que integram o corpo de trabalho de Manuel Botelho. Ao longo da Galeria a exposição apresenta-se através de dois olhares distintos que se intersectam e relacionam: por um lado o registo fotográfico documental, produzido por Duarte Belo (fotógrafo, arquitecto e antigo aluno de Manuel Botelho), do percurso pelo território de espaços construídos e de objectos do arquitecto bem como pelos espaços do seu quotidiano; por outro lado, através das Maquetes realizadas para esta mostra, pelos bolseiros da EAAD-UM (Bruno Castro, João Costa e Rui Ferreira), assim como desenhos e esboços e fotografias são apresentadas 7 obras determinantes que permitem entender e caracterizar a produção do Atelier Manuel Botelho ao longo do tempo.
Esta Exposição assinala a entrega da sua biblioteca à Escola de Arquitectura, Arte e Design da Universidade do Minho. Decorre de um trabalho de identificação e inventariação da obra do Arquitecto Manuel Botelho levada a cabo pelos comissários com o apoio dos bolseiros da Universidade do Minho; assim como a salvaguarda dos registos do trabalho de Manuel Botelho através do depósito do seu acervo na Fundação Marques da Silva.
….
A sessão de inauguração vai decorrer no dia 06 de abril de 2022, 4.ª feira, 17h00, na Galeria Garagem Avenida, Guimarães. Com introdução Paulo Cruz (Presidente da EAAD-UM) e contará com intervenções de Carlos Maia, Duarte Belo e Manuel Mendes.
A mostra, de entrada livre, estará patente até 18 de maio de 2022, na Galeria Garagem Avenida, Guimarães, de 2.ª a 6.ª feira, das 10h00-17h00 (encerra aos feriados). A entrada é livre.
6 de Abril - 18 de Maio de 2022
Galeria Garagem Avenida (Guimarães)
Lab2PT EAAD FAUP FIMS