Notícias
2ª edição da Escola Doutoral do IN2PAST: In2Future Boot Camp
19 a 24 de maio de 2025 | Évora | Programa já disponível!
Publicado a
2ª edição do In2Future Boot Camp: Patrimónios comuns: a vinculação associativa do Património
A primeira edição do In2Future Boot Camp teve como mote “Para uma ecologia das práticas patrimoniais”. Procurámos então desenvolver uma perspetiva holística e crítica face às práticas de conservação, restauro ou revitalização do património, do estudo da conceção de um determinado “objeto” enquanto património até à conceção de práticas e políticas associadas à sua salvaguarda.
A segunda edição do Boot Camp decorrerá novamente em Évora, entre 19 e 24 de maio de 2025, com o tema “Patrimónios comuns: a vinculação associativa do Património”, em parceria com Évora 27 – Capital Europeia da Cultura e com o Festival Imaterial, que se realiza naquela cidade de 20 a 24 de maio.
Os investigadores doutorandos das diferentes unidades do IN2PAST serão desafiados a explorarem ideias em torno das noções de “legado associativo” ou de “patrimónios comuns” e a realizarem pesquisas de experimentação prática e imersiva em torno do legado associativo com valor patrimonial na cidade de Évora.
Existe uma simetria entre a noção de “bem-comum”, enquanto lógica fundadora do associativismo, e a de “património”, enquanto conjunto de “bens-inalienáveis” imbuídos de qualidades afetivas e que têm sido transmitidos intergeracionalmente, como tal exprimindo valores fundamentais à identidade do grupo. Com base numa indagação empírica junto de associações e cooperativas sediadas na cidade de Évora, será desenvolvido um trabalho colaborativo de aproximação epistemológica às práticas de associativismo, de matriz cultural, aí identificadas. Como ponto de partida para uma reflexão em torno destes legados associativos, colocamos as seguintes questões: Como se conjugam nessas práticas atos de vinculação social com a fabricação estético-cultural de ‘patrimónios comuns’? Podem as associações unificar os bens comuns de pequena escala em ecossistemas colaborativos de maior dimensão? Poderão as associações ser espaços para gerir coletivamente e de forma sustentável um recurso comum, como o património?
A orientação teórico-metodológica desta abordagem ao património associativo destaca a relevância da filiação do associativismo no paradigma sociológico da dádiva, segundo o qual a troca (sob a forma da tripla-obrigação de “dar-receber-retribuir”) é o princípio moral fundador da vida social. É através da liberdade concedida e das obrigações pressupostas a este princípio que se realizam “interesses comuns”. Geralmente englobado no designado “terceiro setor”, a formação da sociedade civil e da vida associativa deverá ser aqui compreendida a partir de um quadro histórico desfavorável ao associativismo, sobrevivendo este “nos interstícios da vida local”.
Público-alvo: podem candidatar-se à frequência do Boot Camp investigadores doutorandos das 7 UID do IN2PAST
Candidaturas: através do preenchimento deste formulário até 24 de fevereiro de 2025 (data alargada)
Comunicação dos resultados: até 12 de março
A deslocação, a estadia e parte da alimentação serão asseguradas pelo IN2PAST, pelo que devem contactar a respetiva UID.
ATUALIZAÇÃO
Já está disponível o programa da segunda edição do boot camp do laboratório associado IN2PAST, que inclui várias sessões abertas à população, incluindo conversas, debates, a sessão de escuta de música comentada “Acordes da Liberdade” e a projeção do filme Disobbedienti.
Na tarde de terça-feira, dia 20, o Palácio de Dom Manuel acolhe duas conversas inspiradoras, “A dádiva de Marcel Mauss como património”, pelo arqueólogo e historiador de arqueologia Nathan Schlanger (École Nationale des Chartes – PSL), conduzida por Afonso Dias Ramos (IHA – NOVA FCSH / IN2PAST), e “A socialidade e o vazio”, pela antropóloga Dace Dzenovska (Universidade de Oxforfd), a partir do seu texto Bordering encounters, sociality and distribution of the ability to live a ‘normal life’ (DOI 10.1111/1469-8676.12075), moderada por Rita Luís (IHC – UÉvora / IN2PAST).
O filme Disobbedienti, de Oliver Ressler e Dario Azzellini (2002, 54’) é exibido às 18h no Auditório Soror Mariana, onde se segue o debate “O Associativismo num Horizonte Intervertido”, com José Alberto Ferreira (CHAIA – UÉvora / IN2PAST & Évora_27) a abordar a intervenção social e artística das associações culturais em Évora, e comentários de Francesca Iorio (IHA – NOVA FCSH / IN2PAST).
No dia anterior, 19 de maio, o químico e especialista em Ciências do Património e da Conservação Luiz Souza (Escola de Belas Artes – Universidade Federal de Minas Gerais / IN2PAST Brasil) conduz a visita guiada “Diálogos com consCiência”, no âmbito do Dia Internacional dos Museus, na Fundação Eugénio de Almeida (FEA). E “O Associativismo Cultural do Alentejo: Processos e Práticas” é o tema para a conversa com Maria Zozaya-Montes (CIDEHUS – UÉvora), sobre o documentário Os patrimónios da sociabilidade I. As associações em Évora, na Sociedade União Eborense “Bota Rasa”. Comentam Fátima Nunes (IHC – UÉvora / IN2PAST) e Paulo Simões Rodrigues (CHAIA – UÉvora / IN2PAST).
“Acordes da Liberdade” chegam à “Bota Rasa” às 18h30 de 5ª feira, dia 22, com Caio Priori Santos (CESEM – UÉvora / IN2PAST) e o ator e encenador Paulo Roque a convidarem-nos a refletir sobre a democracia e a arte como formas de expressão e resistência na nossa sociedade, e o significado e a importância da liberdade nas nossas vidas. Esta tertúlia com escuta de música comentada comemora os 50 anos do 25 de Abril de 1974, celebrando os valores de liberdade, cidadania e democracia através da poesia e da música de António Gedeão, Luís Vaz de Camões, Natália Correia, Manuel Freire, José Mário Branco, José Afonso, José Niza e Paulo de Carvalho.
Ao final dessa manhã, os participantes no Boot Camp serão levados por Maria José Barril, coordenadora da Área de Património e Investigação da FEA, numa visita guiada pelo fórum de arte contemporânea.
Por fim, na sexta 23 de maio, depois das visitas a associações locais, de seis oficinas/ sessões de skill building (desenvolvimento de competências) sobre o tema principal do Boot Camp e outros desafios, os doutorandos apresentarão publicamente os resultados do seu trabalho. É a partir das 17h30, na “Bota Rasa”, e estão todos/as convidados/as.
A edição deste ano do Boot Camp encerra no sábado, com a 4.ª Saída de Campo do IN2PAST: “Évora em Comum, entre o Campo e a Cidade”, que vai passar pelo Bairro da Malagueira, projetado pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira e lugar importante da história do Serviço de Apoio Ambulatório Local e da arquitetura portuguesa durante a Revolução de Abril, e pelo Mosteiro Cisterciense de São Bento de Cástris, monumento nacional que é objeto de estudo e salvaguarda patrimonial por diferentes projetos da UÉvora.
O programa completo está disponível para download em PDF e também em formato de flipbook online.
Organização: IN2PAST / Grupo de Trabalho para a Formação Doutoral
Parcerias: Festival Imaterial e Évora 27 – Capital Europeia da Cultura
Imagem: © Filipe Rebelo_Sociedade União Eborense Bota Rasa