Notícias
4ª Saída de Campo do IN2PAST | “Évora em Comum, entre o Campo e a Cidade"
23 e 24 de maio de 2025 | Évora (Sociedade União Eborense “Bota Rasa”, Bairro da Malagueira e Mosteiro de São Bento de Cástris) | Inscrições até 13 de maio
Publicado a
4.ª Saída de Campo do IN2PAST, 23 e 24 de maio
Évora em Comum, entre o Campo e a Cidade
common goods and architecture
Na sua 4ª Saída de Campo, o IN2PAST regressa à casa de partida, a Évora, sede do Laboratório Associado.
A saída começa a 23 de maio, pelas 17h, na Sociedade União Eborense “Bota Rasa”, que acolherá a apresentação pública dos projetos dos doutorandos que então concluem o Boot Camp 2025, sob o signo do património comum e associativo.
No dia 24 de maio, visita-se o Bairro da Malagueira, um lugar importante da história do SAAL (Serviço de Apoio Ambulatório Local) e que remete para a evolução da arquitetura portuguesa durante os anos da Revolução de Abril, e o Mosteiro Cisterciense de São Bento de Cástris, hoje classificado como monumento nacional e que tem sido objeto de estudo e salvaguarda patrimonial por diferentes projetos da Universidade de Évora.
Durante a visita à Malagueira, vai-se descobrir a atividade de diferentes investigadores e investigadoras do IN2PAST em torno do SAAL e deste bairro eborense, guiados pela arquiteta Sofia Salema e pelo arquiteto Pedro Guilherme (CHAIA – UÉvora / IN2PAST).
Haverá também oportunidade de conhecer o trabalho da antropóloga e documentarista Catarina Alves Costa (CRIA – NOVA FCSH / IN2PAST) sobre este programa de habitação social, e de conversar sobre a relação entre fotografia e arquitetura com o investigador e fotógrafo Paulo Catrica (IHC – NOVA FCSH / IN2PAST) e com o arquiteto Vincenzo Riso (Lab2PT – UMinho / IN2PAST).
A visita ao Mosteiro de São Bento de Cástris será conduzida pelo António Candeias (HERCULES – UÉvora / IN2PAST).
Neste trajeto entre um bairro social e um convento que remonta ao século XIV, percorremos também uma cartografia de instituições partilhadas (comuns). De um bairro fundado sob a forma de propriedade pública – em si um “bem comum” criado por uma política da dádiva entre associações de moradores e o município de Évora –, passamos para o património de uma instituição religiosa que, à semelhança das ações das confrarias laicas, instituiu sistemas de redistribuição de bens alimentares e formas de solidariedade e interajuda na localidade, designadamente através do cultivo e da administração de terras cujos recursos alimentares eram repartidos pelas populações locais mais carenciadas.
A inscrição nesta 4ª Saída de Campo deverá ser efetuada preenchendo o formulário disponível em https://forms.gle/NXHy7WBqeqoaWhre9 até ao dia 13 de maio e é obrigatória.
O IN2PAST assegura as despesas da deslocação até Évora (ida a 23/5 e regresso a 24/5, em transportes públicos coletivos) e uma (1) noite de estadia em Évora (23 de maio) aos seus investigadores/as doutorados/ integrados e doutorandos/as (integrados/as ou com o plano de trabalhos de doutoramento acolhido na UID), bem como aos técnicos/as afiliados/as às Universidades do Minho, NOVA de Lisboa e Coimbra, e ao Iscte, que participem em todas as atividades dos dois dias da Saída de Campo.
A marcação da viagem e alojamento deve ser solicitada por cada inscrito/a à equipa de gestão da respetiva UID/ IG.
Até dia 15 de maio será enviada uma resposta aos pedidos de inscrição.
Texto no site do IN2PAST (EN): https://in2past.org/events/4th-in2past-field-trip-evora-in-common/
Créditos das imagens:
Malagueira_Pedro Guilherme 2020 – © Pedro Guilherme 2020
Malagueira_Pedro Guilherme 2021_1 – © Pedro Guilherme 2021
Malagueira_Pedro Guilherme 2020_2 – © Pedro Guilherme 2020