Notícias
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga festeja 258 anos de existência, o que a constitui como a terceira companhia mais antiga do País, tendo como base uma investigação do Lab2PT
22 de maio de 2024 | Braga – Quartel sede da Companhia de Bombeiros Sapadores
Publicado a
Celebrou-se no dia 22 de maio de 2024, pela primeira vez, a nova data da fundação histórica da Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga (CBSB), cerimónia para a qual foi convidada a equipa do Lab2PT que realizou a investigação.
A data tradicionalmente convencionada para a fundação da CBSB era 8 de junho de 1799, de acordo com uma Provisão do Príncipe Regente D. João, interpretação que não considerava um conjunto de evidências documentais do Governo Municipal e da Companhia da Bomba anteriores a 1799.
Após um pedido endereçado pelo Comandante da CBSB ao Departamento de História do ICS, foi constituída uma equipa de trabalho liderada por Francisco Mendes que, para além dos Subchefes Ricardo Fernandes e Nuno Sousa, autores de uma investigação inicial, incluiu ainda Cristina Braga, Flávia Oliveira e Jorge Ribeiro.
A investigação desenvolvida permitiu recuar a data de fundação da CBSB em 33 anos, com base num acórdão camarário de 22 de maio de 1766 que comprova a fundação de uma primeira Companhia da Bomba. Esta data é de extrema relevância, uma vez que torna a CBSB a terceira mais antiga do país e uma das vinte mais antigas do mundo.
Coordenação: Francisco Azevedo Mendes (ICS/ Lab2PT, UMinho)
Participantes: Cristina Braga (Era Arqueologia), Flávia Oliveira (ICS/ Lab2PT, UMinho), Jorge Ribeiro (ICS/ Lab2PT, UMinho), Nuno Sousa (Batalhão de Sapadores Bombeiros de Vila Nova de Gaia, Subchefe) e Ricardo Fernandes (Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga, Subchefe)
Figura 1. Imagem da cerimónia (©autores)
Figura 2. A cerimónia foi presidida por Altino Bessa, vereador da Proteção Civil, e Nuno Osório, comandante da CBSB (©autores)