Notícias
Carla Xavier apresenta a História do Presépio de Sequeira na cerimónia de inauguração do Natal 2025 da freguesia
18 de dezembro de 2025 | 21h00 | Salão Paroquial da Freguesia de Sequeira, Braga
Publicado a

A nossa colaboradora e historiadora Carla Xavier apresentou ao público presente no Salão Paroquial de Sequeira, nesta quinta-feira à noite, a História do Presépio de Sequeira, fruto de uma investigação realizada durante vários meses e que incluiu a recolha hemerográfica de vários jornais locais e de testemunhos orais.
Esta apresentação decorreu no contexto da inauguração do Presépio Movimentado de Sequeira, dentro do programa das cerimónias do Natal 2025 nesta freguesia, com o objetivo de descobrir as origens e tradições ligadas ao Presépio de Sequeira.
Estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Braga, João Rodrigues, assim como outros elementos do Município, a Presidente da Junta de Freguesia de Sequeira, Sandra Costa, e mais de uma centena de moradores da freguesia.
João Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Braga, marcou presença na inauguração e realçou a importância deste projeto que conta com financiamento do Orçamento Participativo. “Já tive a oportunidade de vir cá em outros anos e hoje estou pela primeira vez enquanto presidente de Câmara. É um evento muito importante por várias razões: É um projeto financiado pelo Orçamento Participativo. O próprio presépio já beneficiou também de melhorias por força do Orçamento Participativo, o que significa que a ideia de se colocar nas mãos das pessoas alguns investimentos é uma ideia acertada que deve ser mantida. Depois, referindo-me ao presépio, acho que é muito interessante perceber-se o trabalho que foi aqui apresentado e que é bem revelador disso. Há muitas histórias por detrás do presépio e há, sobretudo, uma tradição em um sentido de pertença e de identidade de uma comunidade, pois não é por acaso, num dia da semana à noite, termos mais de uma centena de pessoas para esta inauguração“, disse o autarca.
Para o presidente da Autarquia, “é muito bom sinal quando uma comunidade como a de Sequeira, como a de Braga, que tem vindo a crescer muito nos últimos anos, consegue manter o sentimento de identidade, de pertença, consegue manter tradições com olhos postos no futuro mas onde conseguimos lá estar a manter o registo daquilo que é ser bracarense, e neste caso, daquilo que é ser sequeirense”.
Para Alexandre Prata, habitante de Sequeira, este presépio “é uma tradição muito antiga da freguesia” e apelou às pessoas para verem esta obra de arte natalícia. “A freguesia de Sequeira tem esta tradição de fazer o presépio e que ainda não conseguimos apurar, como vimos hoje na apresentação feita, quantos anos é que tem mas que é seguramente uma tradição muito antiga e que aqui na nossa freguesia costuma trazer nesta altura de Natal muita gente. Eu apelo a outras pessoas que nunca vieram ver, que venham cá, e aquelas que já vieram, que continuem a vir porque é efetivamente uma obra de arte. Este presépio movimentado apenas por um motor, antes era à mãozinha, foi alimentado também a água e neste momento é só através de um motor. É uma tradição da freguesia que enriquece a nossa cultura”, destacou.
+ info: AQUI
Imagem e excertos do texto retirados do jornal BragaTV.