Notícias
Conferência de Rebeca Blanco-Rotea “Repensar a arquitectura medieval. Novas formas de investigación” | Ateneo Atlántico de Vigo
25 de fevereiro de 2025 | 19h30 | Biblioteca da Escola Municipal de Artes e Ofícios de Vigo
Publicado a
No final dos anos 1980, foi introduzida em Espanha uma nova metodologia para o estudo dos edifícios históricos a partir da perspetiva da arqueologia, a análise estratigráfica dos alçados, o tipo de metodologia mais difundida na disciplina conhecida como Arqueologia da Arquitetura. Na década de 1990, esta nova forma de identificar a sequência construtiva dos edifícios históricos difundiu-se rapidamente por toda a Península Ibérica, tendo sido aplicada pela primeira vez na Galiza, no Farol Romano de Hércules.
A primeira consequência para a investigação fundamental foi o desenvolvimento de novas interpretações para muitos edifícios medievais que se revelaram mais antigos ou mais tardios do que o afirmado pela historiografia tradicional. A segunda consequência foi a consolidação da investigação aplicada no domínio do restauro arquitetónico. A partir desse momento, a Universidade de Santiago de Compostela e o Consejo Superior de Investigaciones Científicas começaram a desenvolver uma importante atividade de revisão de edifícios galegos, principalmente medievais, de formação especializada e de difusão do método de investigação.
Mostrar-se-á, através de vários exemplos, um novo panorama interpretativo que obriga a rever muitos edifícios da Antiguidade Tardia e da Alta Idade Média na Galiza, assim como o papel da Galiza como periferia, quando na realidade teve uma atividade construtiva muito importante nos chamados “séculos negros”.
Estas questões serão objeto da conferência organizada pelo Ateneo Atlántico de Vigo, que será proferida pela investigadora do Lab2PT Rebeca Blanco-Rotea e terá lugar na biblioteca da EMAO (Escola Municipal de Artes e Ofícios de Vigo).
Coordenação: Ateneo de Vigo
Instituições promotoras: Ateneo Atlántico de Vigo (https://ateneoatlantico.gal/o-ateneo)