Notícias
Curso de Extensão "Teoria e Metodologia na História: aspetos de uma interação" decorreu entre 9 de abril e 7 de maio de 2025
quartas-feiras | 14h00-16h00 | Campus de Gualtar, UM
Publicado a
Iniciou a 9 de abril o Curso de Extensão “Teoria e Metodologia na História: aspetos de uma interação”, organizado pelos professores e investigadores do Lab2PT/IN2PAST Marta Lobo, Arnaldo Melo, Alexandra Esteves e Francisco Mendes (Departamento de História da Universidade do Minho).
Neste dia, às 14h00, teve lugar a sessão inaugural do Curso de Extensão “Teoria e Metodologia na História: aspetos de uma interação”, ministrado por José d’ Assunção Barros.
Nesta primeira aula, subordinada ao tema “Teoria e Método”, foram desenvolvidas questões relacionadas com o contraste e as interações entre teoria e metodologia, os diferentes sentidos aplicados ao conceito de teoria, algumas hipóteses sobre a construção das interpretações históricas e também foram discutidos alguns mitos e impedimentos relacionados com a construção teórica nas ciências sociais.
A sessão dinamizada pelo professor e investigador José d’ Assunção Barros contou com a intervenção ativa dos participantes inscritos (alunos de licenciatura, mestrado e doutoramento e profissionais ligados à Educação), que discutiram os tópicos em análise, num espaço de debate e de aquisição de conhecimento.
No dia 23 de abril decorreu a segunda sessão, dedicada ao tema dos Campos Históricos e comos estes se organizam quanto às suas dimensões, abordagens e domínios. Foram exploradas diferentes campos da História, nomeadamente a Micro-História, a História Serial, a História Oral ou a História das Mentalidades.
A 30 de abril, a terceira sessão explorou o uso dos Conceitos na Teoria da História. Analisados sob diferentes dimensões, foram apresentados quanto às suas funções, origens e características, o que os distingue das palavras comuns, o risco do anacronismo na sua utilização, e como se entendem quanto à sua Compreensão e Extensão.
A última sessão decorreu a 7 de maio, dedicado ao tema das Fontes Históricas. O que são, como se organizam (taxonomia), a sua variedade e como estão intrinsecamente relacionadas com as metodologias na investigação histórica foram os principais pontos abordados, tendo o Professor José d’ Assunção Barros dado vários exemplos práticos para ilustrar como as diferentes fontes se distribuem, ou se incluem, em várias categorias (materiais, de conteúdo, imateriais, virtuais,…) e como todas elas são produzidas num certo Lugar, tendo uma determinada Forma/Conteúdo e objetivando uma determinada Receção.
Mais informações sobre o curso AQUI.