Notícias
Escola Doutoral do IN2PAST: In2Future Boot Camp começa este sábado, dia 18 de maio, em Évora
18 a 24 de maio 2024 | Évora
Publicado a
In2Future Boot Camp: para uma ecologia das práticas patrimoniais
Experimentação, imersão, colaboração, partilha, reflexão… Chegou o In2Future Boot Camp, uma semana inteira em Évora, com deslocação e estadia a cargo do IN2PAST, para pensar o património em função do futuro. É de 18 a 24 de maio de 2024, em associação com o Festival Imaterial (17 a 25 de maio) e Évora 27 – Capital Europeia da Cultura, com o apoio do programa doutoral HERITAS – Estudos de Património, e da Universidade de Évora.
Doutorandos das sete unidades de investigação e desenvolvimento que constituem o IN2PAST são desafiados a mergulharem durante sete dias num laboratório interdisciplinar e colaborativo. No contexto deste retiro imersivo, propõe-se aos participantes o desenvolvimento de exercícios de experimentação e reflexão crítica em torno do legado histórico da cidade de Évora, sob o prisma de uma ecologia patrimonial por vir.
No espírito de uma fertilização cruzada, o programa “In2Future. Para uma ecologia das práticas patrimoniais” visa proporcionar um centro criativo para os/as estudantes explorarem e refletirem sobre as abordagens e competências metodológicas do património. As práticas patrimoniais podem incluir a documentação de testemunhos orais, línguas ameaçadas ou paisagens sonoras, e a aplicação da ciência para estudar, preservar e valorizar o património.
Os/as doutorandos/as irão participar em grupos de trabalho em torno de linhas de investigação associadas ao património, que combinam a exploração ou reavaliação de práticas patrimoniais com momentos de reflexão teórica e autocrítica. O programa incluirá, entre outras atividades, uma visita orientada ao Laboratório HERCULES, dedicado ao estudo e valorização do património cultural através do uso de metodologias e ferramentas das ciências físicas e materiais e, no âmbito do Festival Imaterial e do Ciclo Doutoral de Conversas do IN2PAST, a conferência “A música e a ideia de património”, proferida pelo investigador do CESEM/IN2PAST Paulo Ferreira de Castro, e uma conversa com Paul Dujardin, ex-diretor artístico do Bozar (Palácio de Belas-Artes de Bruxelas) e António Candeias, presidente da direção do IN2PAST, sobre cidades, a Nova Bauhaus Europeia e a sustentabilidade. Os doutorandos/as farão apresentações individuais sobre a investigação realizada nos seus projetos de doutoramento e sobre a investigação desenvolvida nas suas respetivas unidades de investigação, concluindo a semana da escola doutoral com a partilha das observações cocriadas em torno da ecologia das práticas patrimoniais e de que modo estas poderão inspirar o desenvolvimento dos seus projetos de investigação.
Esta partilha será estendida ao público do Festival Imaterial em Évora através da sessão pública “Anarquivos do Património em Évora: Para uma ecologia das práticas” e uma mesa redonda inspirada na noção de “anarquivo” (Sense Lab/Erin Manning) aplicada ao campo do património. O objetivo é encorajar o debate com o público do festival à volta de processos, técnicas e materiais para ativações partilhadas do património.
Programa: AQUI
+ Informações AQUI