Notícias
International Prespa Walking Arts Encounters 2025 (WAC 25)
30 de junho a 6 de julho de 2025 | Prespa, Grécia
Publicado a
O International Prespa Walking Arts Encounters 2025 (WAC 25) é um evento no âmbito do projeto cofinanciado pela Creative Europe, “Artes Caminhantes e Comunidades Locais” (WALC), com início em janeiro de 2024, e que terá a duração de quatro anos. Iniciado por sete parceiros de cinco países, o WALC estabeleceu um Centro Internacional de Investigação Artística e Prática de Artes Caminhantes, em Prespa, Grécia, na fronteira com a Albânia e a Macedónia do Norte, apoiado por uma versão online no formato de uma plataforma digital para artes caminhantes.
A zona de Prespa, um ambiente único com dois lagos (Megali Prespa e Mikri Prespa), é o local onde se realiza a pesquisa de campo do projeto de arte ambulante “Marcha Visual para Prespa”, organizado pela 1ª Oficina de Pintura da Escola de Artes Visuais da Universidade da Macedónia Ocidental. Iniciado em 2007, o atual Encontro/Conferência Internacional é uma continuação de três Encontros/Conferências Internacionais (WAC) realizados em 2019, 2021 e 2023, durante os quais mais de 600 participantes de todo o mundo se encontraram em Prespa. Desde 2024 que o WAC faz parte do programa WALC.
No âmbito deste Encontro e do Projeto WALC participa o Professor e Investigador do Lab2PT/IN2PAST Miguel Duarte, que apresentou a comunicação From Place to Home – Empowering Students through Community Walking Practices.
Os parceiros do WALC são a Visual March to Prespes, University of Western Macedonia (Leader, Πανεπιστήμιο Δυτικής Μακεδονίας, UOWM, Grécia), walk · listen · create (WLC, Bélgica), WalkLab2.PT na Universidade do Minho (UMINHO, Universidade do Minho, Portugal), Centro de Arte Contemporânea Nau Côclea (Centre de Creació Contemporània Nau Côclea, Catalunha, Espanha), Association Temps Réel (Gigacircus, França), Action Synergy SA (AS, Grécia), School of Gaasbeek (De School van Gaasbeek, SvG, Bélgica).
Os coordenadores artísticos do projeto WALC são Geert Vermeire (WLC) e Yannis Ziogas (UOWM).
Mais informação: AQUI