Notícias
Programa IDENTI(CIDADE) | Câmara Municipal de Braga - participação de investigadores/as do Lab2PT
19 a 29 de setembro de 2025 | Braga
Publicado a
O programa IDENTI(CIDADE) tem como objetivo destacar e refletir sobre o papel do Património Cultural, enquanto testemunho material e imaterial da história e identidade das comunidades.
Esta iniciativa inclui visitas, concertos, exposições, percursos performativos e conversas, criando oportunidades de diálogo e de valorização cultural.
Em 2025, Braga é Capital Portuguesa da Cultura e, neste contexto, o programa Identi(cidade) articula-se também com as Jornadas Europeias do Património, este ano dedicadas ao tema ‘Património Arquitetónico: Janelas para o Passado, Portas para o Futuro’.
O programa convida à descoberta de tradições, usos e costumes, promovendo a partilha de experiências e a reflexão sobre a relação entre passado, presente e futuro.
Os/as investigadores/as do Lab2PT/IN2PAST participam neste evento com diferentes atividades:
Visita Guiada: Ruas que falam. Pessoas Pobres e Instituições Bracarenses (XVI-XVIII) | Luís Gonçalves Ferreira
27 de setembro | 10h00 | Largo D. João Peculiar
Durante a Idade Moderna, indivíduos e instituições da cidade de Braga assistiam material e espiritualmente as pessoas pobres, destinando capitais para esmolas e legados. As pessoas comuns e trabalhadoras procuravam a caridade por vários motivos como a fome, a doença ou a morte de parentes. Em que ruas residiam estes indivíduos? Que instituições os apoiavam? Como se articulava a assistência formal e informal? Que princípios mediavam a relação entre ricos e pobres? Este percurso pretende resgatar o invisível (a pobreza) pelo visível (o património material) no espaço dos comuns (as ruas).
Percurso: Largo D. João Peculiar; Claustro da Sé; Largo de São Paulo; Largo Carlos Amarante; igreja de São Vicente.
Integrado no programa ITINERARIUM – Conhecer Braga pelo Património (História Social a Norte)
Visita Guiada: Percursos da História: Braga ao longo dos séculos | Fernanda Magalhães; Raquel Martins; Maria do Carmo Ribeiro
28 de setembro | 15h00 | Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa
Esta visita propõe uma viagem única pelas diferentes camadas da História bracarense, revelando aspetos de continuidade do seu património. Do legado milenar da Braga pré- histórica à fundação de Bracara Augusta, percorre-se depois a Braga medieval, antes de mergulhar na vitalidade da Braga moderna e contemporânea. Um itinerário que permite compreender como, ao longo dos séculos, Braga se reinventou e preservou a sua identidade.
Percurso: Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa; Termas romanas do alto da Cividade; Largo de Santiago; Rossio da Sé; Praça Municipal; Largo do Paço.
Encontro: Do Legado à Participação: Mediação Cultural e Património | Alexandra Esteves (moderadora do painel “Património Cultural: mediação, transmissão e recriação”)
29 de setembro | 9h00| Fórum Braga
Este encontro constitui uma oportunidade privilegiada para refletir sobre o papel da mediação cultural enquanto ponte entre comunidades, instituições e o património cultural. Pretende-se criar um espaço de diálogo interdisciplinar e partilha de boas práticas, reunindo investigadores, profissionais e mediadores culturais em torno dos desafios da salvaguarda, valorização e renovação do património, entendido não apenas como herança do passado, mas também como recurso vivo e participativo para a construção de futuros mais inclusivos e sustentáveis.
Todos os eventos são de entrada livre, com inscrição prévia.
Colaboração: Arquidiocese de Braga; Fundação Bracara Augusta; Mosteiro de Tibães; Museu dos Biscainhos; Museu do Traje Dr. Gonçalo Sampaio; Museu Pio XII; Santa Casa da Misericórdia de Braga; Universidade do Minho
Mais informações: AQUI