Notícias
Projeto Cultur-Monts, com participação do Lab2PT, ganhou a primeira posição na sua categoria, com um orçamento total de 1.689.340,00 euros
Programa Interrreg SUDOE 2021-2027
Publicado a
No âmbito do Programa Interrreg SUDOE 2021-2027, o Projeto Cultur-Monts, com a participação do Lab2PT, ganhou a primeira posição na sua categoria, com um orçamento total de 1.689.340,00 euros, financiado em 75% pelo FEDER – 1.267.005 euros.
Título do Projeto: Valorização das Paisagens Culturais de montanha: recurso para o desenvolvimento territorial sustentável (Cultur-Monts)
Coordenação principal: Josep Maria Palet (Institut Català d’Arqueologia Clàssica)
Coordenadora da Parte Portuguesa: Helena Paula Abreu de Carvalho (Lab2PT)
Investigadores participantes do Lab2PT: Helena Paula Abreu de Carvalho, Rebeca Blanco-Rotea e Paulo Bernardes
Promover a coesão social e o equilíbrio territorial e demográfico no SUDOE através da inovação social, valorização do património e serviços. Reforçar o papel da cultura e do turismo sustentável no desenvolvimento económico, na inclusão social e na inovação social.
Resumo do projeto
As zonas montanhosas do sudoeste da Europa estão a viver uma situação crítica de despovoamento e envelhecimento, o que torna essencial revitalizar a sua estrutura social e produtiva. Este projeto aborda este desafio através do desenvolvimento do potencial interno de cinco casos-piloto, onde o objetivo é valorizar o património associado às suas paisagens culturais como instrumento de inovação social que oferece novas oportunidades de desenvolvimento às comunidades de montanha, melhorando a sua qualidade de vida, a coesão territorial e o desenvolvimento de novos recursos económicos. Isto contribuirá para atenuar os significativos desequilíbrios territoriais, sociais e económicos atualmente existentes.
Nas últimas décadas, a investigação arqueológica realizada em regiões montanhosas do sudoeste da Europa mostrou que estas não são apenas áreas naturais e biodiversas, mas também contêm um importante legado cultural resultante da intensa atividade humana que moldou estas paisagens culturais ao longo do tempo. Contudo, este património cultural característico das zonas de montanha é pouco conhecido e tem sido subvalorizado como um instrumento para a revitalização, inovação e transformação sustentável destes territórios.
O objetivo é valorizar as paisagens culturais de montanha e o seu património, a fim de oferecer novas oportunidades de desenvolvimento às comunidades locais. Isto melhorará a sua qualidade de vida, reforçará a coesão territorial e diversificará os serviços e opções de emprego no território, aumentando a autoestima da população local e capacitando os organismos públicos para atrair visitantes, integrar novas populações e atrair os jovens para os seus territórios.
A criação de uma rede de cooperação internacional ligada às paisagens culturais de montanha é um marco para o desenvolvimento de estratégias conjuntas entre Espanha, Portugal e França para a valorização e utilização do património cultural como um recurso para o desenvolvimento territorial sustentável.
Parceiros institucionais
1. Institut Català d’Arqueologia Clàssica España
2. Consejo Superior de Investigaciones Científicas Instituto de Ciencias del Patrimonio España
3. Ideas y estrategias para el patrimonio, S.L. España
4. Ayuntamiento de Belmonte de Miranda UNIOVI Ayuntamiento de Belmonte de Miranda España
5. Universidad de Oviedo Facultad de Filosofía y Letras Departamento de Historia España
6. Ayuntamiento de Ripoll España
7. Asociación Gestora de la Reserva de la Biosfera de Babia España
8. Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais Laboratório de Paisagens, Património e Território Portugal
9. Associação de desenvolvimento das regiões do parque nacional da Peneda-Gerês Portugal
10. Institut d’Auvergne-Rhône-Alpes du Développement des Territoires France
11. Université Clermont Auvergne Maison des Sciences de l’Homme France
12. Mairie du Mont-Dore
Parceiros associados do projeto (parte portuguesa)
1. Câmara Municipal de Terras de Bouro
2. Município de Arcos de Valdevez
3. Gerês Viver Turismo – Associação de Defesa e Promoção do Gerês
4. Comunidade Intermunicipal do Alto Minho