Aulas Abertas
A cidade e a habitação social: capítulos contemporâneos de uma história de marginalidades
No dia 6 de março, às 14h00, terá lugar uma aula aberta intitulada “A cidade e a habitação social: capítulos contemporâneos de uma história de marginalidades”, proferida pela investigadora Paula Grenha (ICS/UM/Lab2PT/IN2PAST), no âmbito da Unidade Curricular História do Tempo Presente.
Sinopse: O Direito à Habitação e a sua acessibilidade está consagrado na Constituição da República Portuguesa desde 1976, assumindo para a habitação social orientações que prescrevem desde logo o pleno direito à cidade. No entanto, a habitação sempre permaneceu no equilíbrio instável entre a necessidade básica e as condições para dela usufruir condignamente e os bairros sociais, construídos como resposta urbana utilitária, barata e imediata, em áreas geográfica e socialmente circunscritas, desde cedo constituíram latentes espaços de marginalidade. Na premissa do acesso a condições dignas e justas de habitabilidade, e por entre a imputação social negativa, o capital económico, social e cultural das suas populações e a representação individual e coletiva, os apoios sociais à habitação são aqui explorados ao longo dos séculos XIX e XX, assim como as estratégias e desafios que as suas populações enfrentam diariamente dentro e entre o seu bairro e o espaço urbano onde se inserem.
Esta aula aberta é organizada pelo Departamento de História do ICS, em colaboração com o Lab2PT/IN2PAST, sob a coordenação de Bruno Madeira.
Entrada livre.
6 de março de 2026 14h00
Sala 1.01 do CP1 (Campus de Gualtar, Universidade do Minho)
Departamento de História do ICS Lab2PT/IN2PAST Bruno Madeira