Oportunidades
Chamada de manifestações de interesse | Our Collections Matter | Iniciativa Nós Nacionais – Fase piloto 2025-2028
Publicado a
O IN2PAST – Laboratório Associado para o Património, Artes, Sustentabilidade e Território, em parceria com a Museus e Monumentos de Portugal – MMP, EPE, foram nomeados para constituírem o Nó Nacional do programa “Our Collections Matter” para o período de 2025-2028.
O que é o Our Collections Matter (OCM)?
O projeto OCM foi lançado em 2020 pelo ICCROM (Centro Internacional deEstudos para a Conservação e Restauro de Bens Culturais) com o propósito de acelerar, ampliar e intensificar as ações que promovem o desenvolvimento sustentável por meio da gestão, uso e conservação de coleções, sejam elas museológicas, arquivísticas, bibliográficas, comunitárias, religiosas, digitais, bancos de sementes ou biobancos.
Qual a estratégia de implementação?
Até este ano, o projeto tem vindo a ser coordenado apenas pelo ICCROM, através da estratégia dos “3T”: Ferramentas (Tools), Formação (Training) e Transformação (Transformation).
Na sua plataforma disponibilizam diversas ferramentas e recursos que as instituições culturais podem aproveitar e adaptar para a sua situação e saberem se estão a contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e que outras atividades/iniciativas poderão tomar nesse sentido. As instituições são convidadas a partilhar os seus casos de sucesso ou recursos criados para enriquecer a plataforma (https://www.iccrom.org/projects/ocm-toolkit).
Além de promover uma consciência ecológica e social, o projeto capacita instituições a agir de forma integrada com os ODS, fomentando uma cultura de responsabilidade e liderança no setor do património cultural.
OCM Global! Os nós nacionais
No início deste ano, a coordenação do projeto OCM, a cargo de José Luiz Pederzoli (ICCROM) e Henry McGhie (Curating Tomorrow) decidiu criar um projeto piloto de 3 anos para testar a eficácia de ter nós nacionais distribuídos globalmente. O objetivo é o de apoiar a disseminação e implementação destas estratégias mais eficazmente, assegurando assim um acompanhamento mais próximo das instituições e suas necessidades.
Participam o Brasil, os Emirados Árabes Unidos, as Filipinas, a Grécia, a Letónia e Portugal. Em Portugal, o Nó Nacional é o Laboratório Associado IN2PAST, com sede no Laboratório HERCULES (Universidade de Évora), a quem se juntou a Museus e Monumentos de Portugal, o que irá permitir criar uma rede estratégica para implementação deste programa distribuído pelo país. A seleção do IN2PAST teve em conta as unidades de investigação envolvidas, e o seu impacto social, científico e internacional, que fazem deste Laboratório Associado uma referência em Portugal para o estudo, a divulgação e a valorização do património cultural, nas suas dimensões material e imaterial, contribuindo ativamente para a definição de Políticas Públicas.
A MMP compreende 37 museus e monumentos distribuídos de norte a sul de Portugal, o Laboratório José de Figueiredo, o Arquivo de Documentação Fotográfica e coordena a Rede Portuguesa de Museus sendo um parceiro privilegiado para a implementação de políticas públicas de gestão museológica que visem a democratização do acesso à cultura, a responsabilidade social e educativa e as boas práticas que favoreçam
estratégias de conservação preventiva e gestão de risco.
As nossas metas….
Beneficiando da distribuição geográfica da MMP e das Unidades de Investigação do IN2PAST, da sua infraestrutura laboratorial e da rede de investigadores e de alunos de doutoramento temos a capacidade e o
potencial para realizar um trabalho direto com várias instituições culturais do país para atingir a seguintes metas:
• Aumento da capacidade das organizações baseadas em coleções em todo o país no que diz respeito à literacia sobre os ODS e à compreensão dos princípios do desenvolvimento sustentável.
• Crescimento do número de organizações baseadas em coleções em todo o país que concebem, implementam e comunicam proativamente os resultados de atividades baseadas em coleções, com vista a contribuir de
forma concreta para o desenvolvimento sustentável em todos os ODS.
• Novas políticas que apoiam a integração das coleções patrimoniais em iniciativas de desenvolvimento sustentável a nível nacional.
• Reforço das redes e colaborações entre organizações baseadas em coleções, bem como entre setores diferentes, para alcançar os ODS.
• Maior reconhecimento e apoio às organizações baseadas em coleções como contribuintes significativos para a concretização dos objetivos de desenvolvimento sustentável a nível nacional.
Porque é importante?
O financiamento da investigação em Portugal é cada vez mais exigente no que diz respeito ao contributo da ciência para a sociedade, o que nem sempre é fácil de justificar. Utilizando e explorando em profundidade os alvos e sub- categorias dos ODS (pode começar pelo inquérito do COM em https://satocm.iccrom.org/) apercebemo-nos que a nossa investigação está a contribuir para mais objetivos que inicialmente pensámos e que,
eventualmente, existem outros para os quais podemos também contribuir e assim demonstrar o impacto do nosso trabalho. Contribuindo para que as coleções demonstrem o seu potencial para criar impacto positivo para a Agenda 2030 e para os 5 Pilares dos ODS: Planeta, Pessoas, Prosperidade, Parcerias e Paz – poderemos elevar o papel da Cultura e do Património Cultural para o benefício público mundial e assim potenciar políticas públicas e investimento nestas áreas.
• Identifica-se com este projeto e acha que poderia contribuir?
• A sua investigação enquadra-se neste programa?
• Quer saber mais?
Entre em contacto com os pontos focais e participe no evento de lançamento a divulgar em breve!
Os intermediários entre o ICCROM e os nós nacionais são os pontos focais, em Portugal são:
- António Candeias, Diretor do Laboratório HERCULES (UÉvora) e Presidente da direção do IN2PAST
- Teresa Reis, Investigadora do HERCULES e do IN2PAST
- Maria de Jesus Monge, Diretora do Museu Nacional de Arte Antiga, Museus e Monumentos de Portugal, EPE
- Teresa Lança, Investigadora do IHC e do IN2PAST e Conservadora-restauradora do MNAA (MMP)
O e-mail de contacto do OCM Portugal é: collectionsmatter@uevora.pt