Outros formatos
2ª Saída de Campo do IN2PAST | “Qual é a tua, ó meu?” Encontro de escuta comentada de música e visita guiada ao Centro de Estudos e Documentação José Mário Branco
2.ª Saída de Campo do IN2PAST “Qual é a tua, ó meu?” | Encontro de escuta comentada de música e visita guiada ao Centro de Estudos e Documentação José Mário Branco
Os/as investigadores/as do Laboratório Associado IN2PAST desenvolvem as suas atividades em diferentes universidades do país, mas passam uma parte do seu tempo de trabalho fora dos muros da academia. Ao longo do ano, realizam missões de conservação e restauro patrimonial, e deslocam-se aos terrenos em que fazem etnografia ou pesquisa arqueológica. Também os museus e os arquivos são, muitas vezes, a sua segunda casa. Neles exploram fundos, reservas e espólios, e colaboram em exposições e ações de divulgação e formação. Estas circunstâncias expõem o conhecimento que produzem aos sentidos, características e saberes que os seus objetos ou parceiros trazem consigo, ao mesmo tempo que o conhecimento produzido configura a matéria e as pessoas que estudam. Em 2024-2025, o IN2PAST promove um programa de saídas de campo que levará os seus investigadores, e outros públicos, a visitarem de perto esses lugares não académicos que tantos também habitam.
A música é um objeto de investigação em torno do qual o IN2PAST reúne saberes com diferente proveniência disciplinar, da musicologia à sociologia, à história ou à antropologia. As questões da salvaguarda do património artístico têm também um lugar muito relevante no trabalho laboratorial que desenvolvemos ao nível da conservação, restauro ou digitalização.
A 2.ª Saída de Campo do IN2PAST é dedicada à música.
A partir do final da tarde do dia 12 de dezembro, pelas 18h00, num local histórico da vida associativa e cooperativa de Lisboa, A Padaria do Povo (R. Luís Derouet, 20A, 1350-135 Lisboa, https://maps.app.goo.gl/tHCbVPWnAzJiDffRA), iremos escutar nove músicas comentadas por nove investigadores/as do IN2PAST. Uma delas empresta o título ao nosso encontro: é uma conhecida canção de José Mário Branco, na qual ecoam os bairros de Lisboa, recorrendo à “marcha popular”. As outras oito músicas têm autoria, história e género diversos, permitindo-nos em todo o caso explorar as relações entre os sons e os territórios em que foram produzidos ou de que se ocupam.
O encontro de escuta comentada termina com um jantar, servido às 20h30 na Padaria do Povo.
Na sexta-feira 13 de dezembro, pelas 11h, visitamos o Centro de Estudos e Documentação José Mário Branco – Música e Liberdade (CEDJMB-ML), onde investigadores/as do CESEM / IN2PAST e do INET-md cuidam e investigam o acervo de José Mário Branco confiado à NOVA FCSH. Esta visita será guiada por Manuel Pedro Ferreira e Patrícia Lopes, do CESEM, e por Ricardo Andrade e Hugo Castro, do INET-md.
Estão confirmadas para esta 2.ª Saída de Campo as escolhas e comentários dos investigadores/as do IN2PAST Filipa Magalhães (CESEM – NOVA FCSH), Júlia Durand (CESEM – NOVA FCSH), João Mineiro (CRIA – Iscte), Manuel Pedro Ferreira (CESEM – NOVA FCSH), Pedro Moreira (CESEM – Universidade de Évora), Rui Cidra (IHC – NOVA FCSH), Vanda de Sá (CESEM – UÉvora) e Zuelma Chaves (CESEM – NOVA FCSH), faltando apenas anunciar o nono elemento.
A 2.ª Saída de Campo do IN2PAST está aberta a todos os investigadores/as doutorados integrados e doutorandos/as integrados/as (ou com o plano de trabalhos de doutoramento acolhido na respetiva unidade de investigação – UID), e técnicos/as afiliados/as a uma das sete UID constituintes do laboratório associado – CESEM, CHAIA, CRIA, HERCULES, IHC, IHA e Lab2PT.
Os interessados/as devem inscrever-se preenchendo e submetendo um curto formulário AQUI, até 25 de outubro, para que as equipas de gestão das UID/ IG possam processar os pedidos de aquisição de viagens. Os lugares são limitados à capacidade das salas d’ A Padaria do Povo e do Centro de Estudos e Documentação José Mário Branco.
O IN2PAST paga a deslocação (ida a 12/12 e regresso a 13/12, em transportes públicos coletivos) e uma (1) noite de estadia em Lisboa (12 de dezembro) aos seus investigadores/as doutorados/ integrados e doutorandos/as (integrados/as ou com o plano de trabalhos de doutoramento acolhido na UID), e técnicos/as afiliados/as às Universidades de Évora, Coimbra e Minho, que participem nas atividades dos dois dias da Saída de Campo. A marcação da viagem e alojamento deve ser solicitada por cada inscrito/a à equipa de gestão da respetiva UID/ IG.
Evento no site do IN2PAST (EN):
https://in2past.org/events/2nd-in2past-field-trip-qual-e-a-tua-o-meu/
Imagem: Pauta anotada para piano de ‘Qual é a tua, ó meu?’, de José Mário Branco. © CEDJMB-ML
12 e 13 de dezembro de 2024
A Padaria do Povo e Centro de Estudos e Documentação José Mário Branco – Música e Liberdade (CEDJMB-ML), Lisboa
João Mineiro (CRIA – Iscte / IN2PAST) José Neves (IHC – NOVA FCSH; vice-presidente da Direção, IN2PAST) Manuel Pedro Ferreira (CESEM – NOVA FCSH; membro da Direção, IN2PAST) Pedro Moreira (CESEM – Universidade de Évora / IN2PAST) Rui Cidra (IHC – NOVA FCSH / IN2PAST)