Edições Lab2PT
2024 - Experienciando a paisagem no Caminho de Santiago no município de Barcelos
Os resultados apresentados na presente obra resultam da investigação que foi concretizada entre 2020 e 2022 no âmbito do Projeto apoiado pelo Lab2PT (Laboratório de Paisagens, Território e Paisagem) da Universidade do Minho intitulado “Avaliação do tipo de paisagem, dos recursos turísticos e dos bens e serviços existentes no Caminho Português de Santiago”.
Tendo por base estes pressupostos, optámos por construir as seguintes quatro questões de partida:
1. Que tipo de paisagem pode ser experienciada no percurso do município de Barcelos?
2. Que tipo de dificuldades existem no percurso do município de Barcelos?
3. Qual é a perceção dos prestadores de serviços sobre este percurso?
4. O que pode ser melhorado a curto prazo e a médio prazo?
Tendo por base estas questões de partida os principais objetivos da investigação realizada entre 2020 e 2022 foram os seguintes:
1. Analisar as principais caraterísticas da paisagem do percurso que atravessa o município de Barcelos (e.g., estado do percurso, informação, sinalização da rota, infraestruturas, equipamentos de apoio e riscos existentes);
2. Avaliar as perceções dos prestadores de serviços relativamente aos impactes do percurso que atravessa o município;
3. Propor um plano de melhoria, a curto e a médio prazo, do percurso que atravessa o município de Barcelos.
A nossa investigação foi realizada em duas estações distintas: verão (em 2020) e inverno (em 2022) tendo a primeira abordagem tido a colaboração da vereação da Câmara Municipal de Barcelos. Tal permitiu construir os tipos de paisagem e de bens e de serviços que são ofertados aos peregrinos em diferentes estações, podendo contribuir para uma avaliação diferente por parte dos mesmos. Na realidade, a paisagem e outras caraterísticas alteram-se ao longo do ano com a sucessão das estações. No sentido de respondermos aos objetivos traçados optámos por uma abordagem de cariz quantitativo e qualitativo (abordagem mista) e foram utlizadas fontes primárias e secundárias. (Excerto da Introdução, pp. 9-10)
A presente obra versa sobre a secção do município de Barcelos do Caminho Português de Santiago.
Este Caminho assume-se como o mais antigo e proporciona experiências ímpares, sobretudo em termos da experienciação da paisagem. Os principais objetivos da investigação realizada foram analisar várias caraterísticas da paisagem do percurso do município de Barcelos, avaliar as perceções dos comerciantes relativamente aos impactes do Caminho e propor um plano de ação de melhoria do percurso que atravessa o município estudado.
Download: AQUI
Cátia Faria Paula Remoaldo
Lab2PT
Macedo Cannatà
978-989-8963-87-1