Lab2PT — Conferências — Seminários
Seminários
#4 Lab2SHARE | Iniciativa conjunta do SHARE.EAAD e SHARE.ICS | Fazer ver. Imagens na produção e investigação académica | Jorge Santos (Arquitetura) e Diego Machado (Arqueologia)
Os encontros SHARE são seminários bimensais, criados, coordenados e realizados por alunos de doutoramento inscritos no terceiro ciclo de formação em arquitetura da Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho/Lab2PT e em história, arqueologia e geografia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho / Lab2PT. Além de se tratar de um momento de encontro, cada sessão possibilita a um(a) doutorando(a) apresentar o progresso do seu trabalho de investigação e receber contributos dos seus pares.
Dos encontros SHARE.EAAD e SHARE.ICS surge uma iniciativa conjunta – os encontros Lab2SHARE – que potenciam o cruzamento de disciplinas e conhecimentos dos doutorandos(as) do Lab2PT.
#4 Lab2SHARE # | Iniciativa conjunta do SHARE.EAAD e SHARE.ICS | Fazer ver. Imagens na produção e investigação académica | Jorge Santos (Arquitetura) e Diego Machado (Arqueologia)
Esta sessão Lab2SHARE intitula-se “Fazer ver. Imagens na produção e investigação académica” e conta com as apresentações de dois doutorandos:
“desenho – a medida da memória” de Jorge Santos (doutorando EAAD.Arquitetura)
Resumo
“Um exercício para a memória – roteiro desenhado para uma proposta de intervenção em ruínas” – título da investigação de doutoramento, pretende focar, numa primeira fase, no aprofundamento da temática da viagem e do desenho como elementos fundamentais da educação, aprendizagem e compreensão de arquitecturas, de lugares e das suas circunstâncias.
O roteiro desta investigação prende-se geograficamente com uma ideia de viagem por estradas nacionais e florestais pelo mundo rural da Região do Barroso, no norte de Portugal.
As ruínas refletem a efemeridade da nossa existência, à medida que o tempo passa vão-se deteriorando, envelhecendo e sendo devolvidas à natureza, ainda que algumas permanecem eternas, sem idade.
Vou à procura de ruínas para as desenhar, para as conhecer, para construir uma memória, mas com a consciência que elas já são memória de algo que existiu antes de nós, e para não correr o risco de me perder na sua beleza ao contemplá-las e, por fim, de não chegar a conhecê-las realmente.
Biografia
Jorge Manuel Barroso Ferreira dos Santos. Arquitecto pela Escola de Arquitectura da Universidade do Minho (2012). Entre 2012 e 2016 trabalha Carlos Castanheira e Álvaro Siza Vieira. Em 2014, ganha o primeiro prémio do concurso PEPEM (Prémios de Estágios em Portugal e no Estrangeiro) promovido pela OASRS. Entre 2020 e 2022, recebeu uma bolsa da Getty Foundation no âmbito do projecto Keeping it Modern. Para além do exercício da profissão, é aluno de doutoramento na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho, com uma proposta de investigação centrada no tema da ruína e do desenho. https://www.instagram.com/jorgembfsantos
Imagem
esquerda _ bloco 69_atenas_17-09-2022
direita_ bloco 80_roma_01-01-2025
e
“Os mosaicos e as elites bracaraugustanas: imagem, habitus e consumo nas casas romanas” de Diego Machado (doutorando ICS.Arqueologia)
Resumo
As casas das elites políticas de Bracara Augusta, seja em meio urbano (domus) ou aquelas espalhadas pela área do conuentus bracaraugustanus (uillae), foram revestidas de símbolos vários que criavam o grupo e afirmavam a sua posição na sociedade bracarense. A forma e a decoração das habitações não são tanto o desejo individual de seus habitantes, mas os desejos coletivos do grupo, cujos valores e símbolos tornam reais as suas ideias e sentimentos, criando significados nos objetos e os comunicando social e culturalmente. Nesse trabalho, analisaremos um dos elementos que compõem essa linguagem, os mosaicos com representações da fauna marinha.
Biografia
Diego Machado é licenciado em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), licenciado e mestre em Arqueologia pela Universidade do Minho e, atualmente, desenvolve um projeto de doutoramento em Arqueologia nesta mesma instituição com o título “De Bracara a Braga. Dinâmicas económicas e sociais entre os séculos III e XV: uma abordagem arqueológica”, com financiamento da FCT. É membro do LandS/Lab2PT e colaborador da Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho desde 2015, onde desenvolve a sua investigação acerca da cultura material entre o período romano e medieval, com principal destaque para os fenómenos económicos e sociais revelados pelas materialidades arqueológicas, especialmente as cerâmicas e moedas.
Imagem
Proposta de restituição do peristilo da domus de Santiago (Bracara Augusta)
©César Figueiredo
+ info: https://shareeaad.cargo.site/
Acesso via Zoom AQUI.
7 de fevereiro de 2024 11h00
Online
ICS + EAAD/Lab2PT