Lab2PT — Conferências — Seminários
Seminários
SHARE.ICS #19 | Diogo Marinho | Sinais do passado numa paisagem em movimento: círculos segmentados do Noroeste Ibérico
Os encontros SHARE são seminários bimensais, criados, coordenados e realizados por alunos de doutoramento inscritos no terceiro ciclo de formação em história, arqueologia e geografia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho/Lab2PT. Além de se tratar de um momento de encontro, cada sessão possibilita a um(a) doutorando(a) apresentar o progresso do seu trabalho de investigação e receber contributos dos seus pares.
SHARE.ICS #19 Diogo Marinho | Sinais do passado numa paisagem em movimento: círculos segmentados do Noroeste Ibérico
Resumo:
Este projeto tem como objetivo principal estudar os círculos segmentados gravados de parte significativa do Noroeste ibérico, em interação com o povoamento e o meio físico, para um melhor conhecimento das dinâmicas socioideológicas das comunidades da Idade do Bronze.
Para atingir estes objetivos irão ser utilizadas premissas da Arqueologia Pós processual e da Antropologia da Arte e metodologias da Arqueologia Espacial e da Arqueoastronomia, além do uso de um Sistema de Informação Geográfico.
Este trabalho, inédito, pretende aferir da possibilidade de estes lugares gravados serem, simultaneamente, santuários a entidades celestes e observatórios astronómicos, proporcionando um melhor conhecimento sobre as inter-relações das comunidades com o espaço físico terrestre e celeste.
Os dados serão divulgados cientificamente em várias línguas (português, espanhol e inglês). Serão, ainda, divulgados publicamente para que o público em geral, os gestores do território, os professores, os alunos possam ser ativos na salvaguarda e valorização deste património.
Biografia:
Diogo Marinho frequentou a Licenciatura em Arqueologia, entre 2016 e 2019, na Universidade do Minho. Posteriormente frequentou o Mestrado em Arqueologia, pela mesma universidade, entre 2019 e 2022, no qual realizou a sua dissertação sobre arte rupestre mais precisamente sobre os círculos segmentados gravados do Noroeste de Portugal. Neste percurso obteve vasta experiência em temas relacionados com os diferentes estilos de arte rupestre do Noroeste, a sua interrelação com o povoamento e o manuseamento de SIGs. Está inserido no mundo de trabalho, desde 2020, tendo efetuado escavações, acompanhamentos arqueológicos e trabalhos de limpeza e levantamento de arte rupestre.
É investigador num projeto inscrito no Lab2PT. Apresentou comunicações orais e “posters” em eventos científicos de carácter nacional e internacional. Proferiu, ainda, aulas-abertas no âmbito do Mestrado em Arqueologia da Universidade do Minho, sobre temáticas que versam a prospeção e a utilização das novas ferramentas digitais no estudo da arte rupestre. Para além da sua dissertação de mestrado é autor de 1 artigo em revista nacional com revisão por pares, de 1 artigo em revista internacional com revisão por pares (integrada na Scopus), de 1 capítulo de livro, de 2 artigos em atas de conferências e de 2 posters. Relativamente ao aproveitamento académico o autor deste projeto recebeu a “Bolsa de Excelência da Universidade do Minho”, em 2019 e o “Prémio Mário Cardoso” em 2020. Recentemente conseguiu obter uma bolsa para doutoramento, financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a iniciada em 2024, sendo que se encontra a terminar nesta fase o 1º ano de doutoramento.
+ info: https://shareics.cargo.site/SHARE-Diogo-Marinh0
Sessão Online, via Zoom (959 5405 1577): AQUI
Entrada livre.
21 de março de 2025 12h00-13h00
Online
Cláudia Novais Diana Mendes Fátima Silva