Lab2PT — Conferências — Oficinas e Cursos livres
Oficinas e Cursos livres
IN2PAST no Festival Imaterial, no âmbito do In2Future Boot Camp e em parceria com Évora 27
17 a 25 de maio 2024 | Évora
O IN2PAST é parceiro do Festival Imaterial 2024, que se realiza em Évora, de 17 a 25 de maio. O Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território coorganiza três conversas, a 19, 22 e 24 de maio, sobre patrimonialização da música, futuros sustentáveis e ecologia das práticas patrimoniais. As sessões fazem parte da programação da primeira Escola Doutoral do IN2PAST, In2Future Boot Camp, que reúne mais de 40 doutorandos em Évora na mesma semana do festival e que conta com a parceria de Évora 27 – Capital Europeia da Cultura.
A 19 de maio, às 18h, o Salão Nobre do Teatro Garcia de Resende acolhe a conferência do investigador do CESEM – NOVA FCSH / IN2PAST Paulo Ferreira de Castro “A música e a ideia de património”, que será apresentada e comentada por Ana Telles Béreau (CESEM – Universidade de Évora / IN2PAST). Integrado no Ciclo Doutoral de Conversas do IN2PAST, o encontro pretende promover uma reflexão sobre a complexidade teórica, histórica, social, antropológica e política do conceito de património, bem como das múltiplas implicações dos processos de patrimonialização na produção, preservação, difusão, (re-)significação e valorização das diferentes práticas musicais.
Imagem: A musica e a ideia de património © Paulo Ferreira de Castro
“Unir Património e Futuro: Uma Abordagem Interdisciplinar para Futuros Sustentáveis” é o título para a conversa com Paul Dujardin, ex-diretor artístico do Bozar (Palácio das Belas-Artes de Bruxelas) e Comissário Geral para a Política do Património na Região de Bruxelas-Capital, e António Candeias (HERCULES – Universidade de Évora / IN2PAST), na manhã de dia 22, às 10h, no Auditório da Fundação Eugénio de Almeida (Centro de Arte e Cultura). O objetivo é criar um diálogo inclusivo entre os intervenientes, os participantes do Festival Imaterial e os doutorandos, iluminando as interconexões críticas entre a filosofia contemporânea, a conservação do património e os princípios vanguardistas da narrativa da Nova Bauhaus Europeia, sem perder de vista os desafios prementes colocados pela crise ecológica mundial.
Imagem: Cinquantenaire Park 2030_© Saskia Vanderstichele
Ao final do dia 24 regressamos ao Salão Nobre do Teatro Garcia de Resende, às 18h, para a apresentação pública dos resultados do boot camp, numa sessão batizada “Anarquivos do Património em Évora: Para uma Ecologia das Práticas”. Com a participação do investigador do CRIA – NOVA FCSH / IN2PAST Pedro Antunes e da investigadora do HERCULES – Universidade de Évora / IN2PAST Anna Tsoupra, coordenadores do Grupo de Trabalho para a Formação Doutoral do laboratório associado, a conversa com o público do Festival Imaterial será lançada por curtas apresentações dos doutorandos sobre o trabalho desenvolvido ao longo da semana passada em Évora.
Imagem: Luncheon in a clearing (un dejeuner dans la clairiere), 1967.18.12
Sobre o Festival Imaterial
O Imaterial nasceu na sequência da atribuição, por parte da UNESCO, do estatuto de Património Imaterial da Humanidade ao cante alentejano, expressão musical maior da região do Alentejo. Realizado anualmente em Évora, cujo centro histórico é Património da Humanidade, é muito mais do que um festival de música, reforçando a certeza de que as fronteiras (políticas, geográficas, culturais) não passam de linhas imaginárias e que as diferenças, quando existem, devem ser motivo de encantamento e não de desconfiança. A edição de 2024 realiza-se de 17 a 25 de maio de 2024.
Sobre Évora 27 – Capital Europeia da Cultura
Em 2027, Évora, e o Alentejo, serão Capital Europeia da Cultura, representando Portugal no maior evento cultural da Europa. O mote de Évora_27 é a afirmação do VAGAR como uma outra arte de existência para a Humanidade. Alicerçado em três linhas temáticas – Tempo, Espaço e Matéria –, o programa cultural e artístico de Évora 2027 cruza a arte e a ciência, artistas e públicos, local e global, para lançar questões urgentes sobre o futuro da Humanidade, a partir do conceito de VAGAR, e do seu desdobramento em múltiplas dimensões.
18 a 24 de maio de 2024
Évora
Pedro Antunes (CRIA - NOVA FCSH/IN2PAST) e Anna Tsoupra (HERCULES - Universidade de Évora/IN2PAST), coordenadores do Grupo de Trabalho para a Formação Doutoral do IN2PAST