Notícias
5º Encontro Nacional de Investigadores/as do IN2PAST | Registo do evento e Reportagem RUM
22 a 25 de janeiro de 2025 | Universidade do Minho e Extremo, Arcos de Valdevez
Publicado a
5º Encontro Nacional de Investigadores/as do IN2PAST
Dia 22 de janeiro – Reunião com representantes de entidades nacionais e internacionais de referência nas áreas do Património, Artes e Cultura
No momento inaugural do 5º Encontro do IN2PAST, pelas 17h00 na Sala dos Arcos da Reitoria da Universidade do Minho, decorreu uma sessão pública com representantes de diversas instituições públicas e privadas que se encontraram para debater parcerias e sinergias nos domínios do Património, Artes, Cultura, Sustentabilidade e Território. Neste encontro, acolhido pela vice-reitora para a Cultura e Território, Joana Aguiar e Silva e pelo vice-reitor para a Investigação e Inovação, Eugénio Campos Ferreira, participaram Rosario Álvarez, presidente do Consello Da Cultura Galega, Felipe Criado-Boado, diretor do Incipit-CSIC, Nereida Prada Pineiro, Xerente do Centro de Investigación Interuniversitario das Paisaxes Atlánticas Culturais (CISPAC), Maria José Sousa, diretora do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, António Gonçalves, diretor do Museu Nogueira da Silva, o Presidente do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, Professor Paulo Dias, Ana Ferreira em representação da Câmara Municipal de Braga, Lília Neto Basílio em representação da CCDR-Norte, entre muitos mais diretores e técnicos de museus, bibliotecas e arquivos municipais e distritais, autarquias e instituições.
A esta sessão, aberta pelo presidente da Direção do IN2PAST, António Candeias (HERCULES/UÉvora) e pela vice-presidente da Direção, Fátima Moura Ferreira (Lab2PT/UMinho), compareceram também vários/as investigadores/as de todas as 7 UID que integram o Laboratório Associado, onde os coordenadores e/ou coordenadores-adjuntos das 5 LT puderam dar a conhecer as principais linhas de investigação e orientações temáticas que orientam os trabalhos e estudos dos investigadores/as que delas fazem parte.
No final, houve lugar a um Verde D´Honra e a um momento de confraternização entre todos os presentes.
Imagens: © Eduardo de Aguiar e Silva
Dia 23 de janeiro – Sessões de Debate 1 a 4
No primeiro dia de trabalhos, às 9h30, o Encontro arrancou com a Sessão de Debate 1 – Intervir, moderada por Isabel Maria Fernandes (Lab2PT/UMinho) e Milene Gil (HERCULES/UÉvora), e às 11h30 iniciou a Sessão de Debate 2 – Reconhecer, moderada por Joana Sequeira (Lab2PT/UMinho) e Pedro Martins (IHC/NOVA FCSH). Da parte da tarde, decorreu a Sessão de Debate 3 – Cruzamentos Disciplinares, às 15h00, moderada por Paulo Simão Rodrigues (CHAIA/UÉvora) e Teresa Ferreira (HERCULES/UÉvora), e a Sessão de Debate 4 – Tecnologias, moderada por José Neves (IHC/NOVA FCSH) e Leonel Alegre (HERCULES/UÉvora), às 17h00. Em cada uma das Sessões foram debatidas as várias propostas vertidas em póster, alinhadas e integradas tematicamente com as orientações de cada Sessão.
Imagens: ©IN2PAST
Imagens: ©Bruna Correia
Dia 24 de janeiro – Sessões de Debate 5 e 6 e Reunião da Comissão Científica do IN2PAST
No segundo dia de trabalhos, a Sessão de Debate 5 – Pluralidades abriu os trabalhos do Encontro às 9h00, moderada por Helena Barranha (IST, ULisboa e IHA-NOVA FCSH) e Ruy Llera Blanes (CRIA/ISCTE), à qual se seguiu a Reunião Plenária do Conselho Científico do IN2PAST. De tarde, a Sessão de Debate 6 – Práticas Colaborativas iniciou às 14h30, com moderação de Laura Burocco (CRIA/Iscte-Instituto Universitário de Lisboa) e Rebeca Blanco-Rotea (Lab2PT/UMinho), após a qual se deu início à Sessão dos Relatores, um espaço de apresentação e debate dos resultados e conclusões de todas as sessões de debate.
Imagens: ©Eduardo de Aguiar e Silva
Imagens: ©Júlio Schulz
Dia 25 de janeiro – Visita ao Extremo, Arcos de Valdevez
Às 8h30h de sábado, a viagem ao Extremo levou os/as investigadores/as a conhecerem, em primeira mão, através da investigadora Rebeca Blanco-Rotea, a paisagem fortificada que integra o Forte de Bragandelo e o Forte da Pereira/ Campo de Futebol, seguindo-se a descida até aos campos de cultivo pelo Caminho das Covinhas e visita guiada ao espaço agrário onde se desenvolveu o projeto exploratório do IN2PAST Land-CST. O almoço foi servido no Paço da Giela, onde investigadores/as do IN2PAST e a comunidade do lugar do Extremo partilharam a refeição e as conversas, num momento de convívio e descontração. Houve ainda tempo para uma visita guiada ao Paço da Giela pelo Dr. Nuno Soares da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, antes do regresso a Braga, pelas 16h30.
Imagens: ©IN2PAST
Imagens: ©Lara Silva
Imagens: ©Joana Sequeira
Mais informações sobre o 5º Encontro do IN2PAST: AQUI e AQUI
Reportagem da Rádio Universitária do Minho: AQUI
Como aproximar os museus dos cidadãos? O que fazer com o património e que património vamos deixar às gerações futuras? Podem os privados ter um papel mais ativo em projetos de regeneração urbana? Apenas três das dezenas de interrogações debatidas no 5.º Encontro Nacional de Investigadores/as do laboratório associado IN2PAST, realizado em Braga e no Extremo, Arcos de Valdevez, entre 22 e 25 de janeiro de 2025.
António Candeias, presidente da Direção do IN2PAST, explica à Rádio Universitária do Minho (RUM) porque é que o laboratório associado, um consórcio de sete centros de investigação, pode ser mais apetecível para parceiros públicos ou privados (face a um centro de investigação isolado).
Fátima Moura Ferreira, vice-presidente da Direção, sublinha o novo formato do Encontro, que levou cerca de 170 participantes à Universidade do Minho e que promoveu a partilha de experiências e a discussão, no cruzamento entre Património, Artes, Sustentabilidade e Território, em detrimento do formato tradicional das comunicações e apresentações individuais.
Rebeca Blanco-Rotea coordena a linha temática (linha orientadora de toda a atividade do IN2PAST) dedicada à Paisagem, Territórios e Património Cultural, e organizou a 3ª Saída de Campo, com destino ao Extremo, um laboratório vivo comunitário onde os investigadores/as e os aldeões e aldeãs fazem efetivamente ciência cidadã.
Uma reportagem da Rádio Universitária do Minho (RUM) para a Universidade do Minho, parceira do 5.º Encontro Nacional do IN2PAST.