Notícias
A Aldeia que Sabe Envelhecer - II Academia dos Direitos Humanos da ATPD
9 a 15 de setembro de 2024 | Samões, Vila Flor
Publicado a
II Academia dos Direitos Humanos da Associação Transmontana Pelo Desenvolvimento (ATPD) – A Aldeia que Sabe Envelhecer
Este projeto da ATPD corresponde a uma academia para jovens universitários que decorre em Trás-os-Montes, sobre a temática dos Direitos Humanos em toda a sua plenitude. É um modelo misto de escola de investigação, partilha, trabalho e aprendizagem para estudantes, no sentido da produção e disseminação de conhecimento sobre questões relacionadas com os Direitos Humanos para formular recomendações de ação para o futuro, dinamizando os territórios transmontanos.
A segunda edição, chamada “A Aldeia que Sabe Envelhecer” decorrerá entre os dias 9 e 15 de setembro, na aldeia de Samões, Vila Flor.
Os principais objetivos são: desenvolver um diagnóstico das condições sociais e habitacionais dos habitantes mais velhos da aldeia; sugerir medidas de adaptação das habitações identificadas; promover dinâmicas e partilhas sobre o envelhecimento e os direitos humanos e promover o contacto e a divulgação das soluções de apoio existentes.
Esta edição dirige-se a Estudantes universitários de Mestrado de qualquer zona do país, das áreas da Sociologia, Psicologia, Educação social, Design ou Arquitetura. Haverá, ainda, vagas para Estudantes universitários residentes no concelho de Vila Flor.
Esta edição conta com a coordenação científica da Professora Cristina Parente do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP) e do Professor Bernardo Providência do Laboratório de Paisagens, Património e Território da Universidade do Minho. A iniciativa tem o apoio do IS-UP, da Câmara Municipal de Vila Flor e da Junta de Freguesia de Samões.
Mais informações: https://drive.google.com/file/d/1lFB8D65oo2Y6mCcPpwPhnPJCiK5p1zmy/view?usp=sharing