Notícias
Apresentação da comunicação “Arqueologia do Conflito: o projeto Extremo” no Workshop “Arqueologia dos campos de refugiados republicanos espanhóis em Barrancos (1936)” inserido no Projeto Exploratório do IN2PAST "HELP"
3 de outubro de 2024 | 09h30-13h30 | Centro Interpretativo do Barranquenho (Barrancos)
Publicado a
O workshop “Arqueologia dos campos de refugiados republicanos espanhóis em Barrancos (1936)” insere-se no Projeto Exploratório o IN2PAST Património, Ambiente, Liberdade e Pessoas. Arqueologia dos campos de refugiados espanhóis em Barrancos, Alentejo (1936), coordenado por Xurxo Ayán Vila (IHC – NOVA FCSH/IN2PAST).
O projeto conta com a participação de Rebeca Blanco-Rotea, investigadora do Lab2PT, que apresentará o trabalho desenvolvido no sítio de Extremo (Arcos de Valdevez) como modelo metodológico para a análise de paisagens fortificadas e arqueologia comunitária. O workshop faz parte de uma semana de trabalho em que se documentará a materialidade dos campos de refugiados e se realizará um estudo exaustivo da paisagem cultural fronteiriça, para além do intercâmbio científico entre os membros da equipa, e entre estes e a comunidade de Barrancos.
Participantes do Lab2PT: Rebeca Blanco-Rotea
Organizadores: Xurxo Ayán Vila (IHC – NOVA FCSH/IN2PAST) e Dulce Simões (Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), Universidade Nova de Lisboa)
Instituições promotoras: IN2PAST