Notícias
Documentário "A festa do emigrante" | Realização: Sara Traba e Direção científica e produção: Rebeca Blanco-Rotea
Lugar do Extremo, Arcos de Valdevez
Publicado a
Desde ontem está disponível no YouTube o documentário “A festa do emigrante” de Sara Traba (2021), produzido sob a direção científica de Rebeca Blanco-Rotea, graças a uma bolsa de apoio para estágio de pós-doutoramento do Sistema de I+D+i galego (Modalidad B, Convocatoria 2019), projeto Arquitecturas da Paisagem e da Mudança (LARCH) (Nº Exp. ED481D 2019/026).
O documentário contou com a colaboração da Junta da Freguesia de Portela-Extremo, da câmara de Arcos de Valdevez e da Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho. “A festa do emigrante” foi filmado em Extremo, uma antiga freguesia portuguesa do concelho de Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo, local que se afirma como património cultural ligado à materialidade de uma guerra que foi essencial na construção da identidade portuguesa. O documentário fala com os vizinhos e os arqueólogos que participaram no projeto.
Realização: Sara Traba
Direção científica e produção: Rebeca Blanco-Rotea (Lab2PT/IN2PAST)
Instituições participantes: Xunta de Galícia, Universidade de Santiago de Compostela, Município de Arcos de Valdevez, Junta da Freguesia Portela-Extremo, Unidade de Arqueologia da UMinho
Link para o documentário:
https://m.youtube.com/watch?v=-ceHNJM9EFI&noapp=1