Notícias
Duas campanhas arqueológicas na janela portuguesa do Cultur-Monts: Terras de Bouro e Arcos de Valdevez
1 a 26 de julho de 2024
Publicado a
A partir da próxima semana, e ao longo de todo o mês de julho, no contexto dos estágios de campo dos cursos de Licenciatura e de Mestrado em Arqueologia da Universidade do Minho, a equipa do Lab2PT do Cultur-Monts irá intervir na janela portuguesa, dinamizando duas campanhas arqueológicas cujos resultados irão contribuir diretamente para o projeto, que visa estudar, divulgar e dinamizar os recursos arqueológicos e patrimoniais dos territórios de montanha.
Uma primeira equipa, liderada pela investigadora Helena Carvalho, e que contará com a codirecção de Paulo Bernardes e de Jorge Ribeiro, irá desenvolver uma campanha de prospeção no município de Terras de Bouro, com foco na Geira Romana, nas pedreiras associadas à via, e alguns dos seus miliários.
Uma segunda equipa, dirigida pela investigadora Rebeca Blanco-Rotea, irá intervir em Arcos de Valdevez, na zona de paisagem agro-pastoril de Extremo.
As duas intervenções irão envolver a participação de uma dezena de estudantes, contribuindo para a sua formação, e contarão com o suporte logístico da Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho.
Figura 1: Perspetiva da Via XVIII/ Geira romana em Terras de Bouro
Figura 2: Perspetiva do estágio de campo do curso de Licenciatura em Arqueologia em Arcos de Valdevez, campanha de julho de 2023
Terras de Bouro:
Direção científica: Helena Paula Carvalho (Lab2PT, UMinho);
Coorientação: Paulo Bernardes (UAUM/ Lab2PT, UMinho), Jorge Ribeiro (Lab2PT, UMinho).
Arcos de Valdevez:
Direção científica: Rebeca Blanco-Rotea (Lab2PT, UMinho)
+ Informações sobre as campanhas arqueológicas:
Facebook: Cultur-Monts Sudoe
Instagram: CulturMonts Interreg Sudoe
Linkedin: CulturMonts Interreg Sudoe