Notícias
Encontro Unir conhecimentos: Olaria e Figurado
16 e 17 de maio de 2025 | Museu da Olaria, Barcelos | Inscrições abertas
Publicado a
Encontram-se abertas as inscrições para participar no Encontro “Unir conhecimentos: Olaria e Figurado“, que irá decorrer nos próximos dias 16 e 17 de maio, no Museu da Olaria [https://www.museuolaria.pt/], na cidade de Barcelos.
Público(s)-alvo: investigadores/as, técnicos, oleiros, bonecreiros, outros públicos
Entrada: gratuita, com inscrição prévia obrigatória, através do formulário online disponível em https://tinyurl.com/52uryk93
O encontro “Unir Conhecimentos: Olaria e Figurado”, integrado no projeto exploratório financiado pelo IN2PAST 2LEGACY, é organizado pelo Lab2PT em parceria com o Laboratório HERCULES, com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos. O encontro constitui a primeira apresentação pública dos resultados do projeto e um espaço de troca de saberes entre investigadores, instituições, oleiros e bonecreiros. O dia 16 de maio será de comunicações e decorrerá no auditório do Museu de Olaria, em Barcelos, com contributos do Lab2PT (Universidade do Minho), HERCULES (Universidade do Évora), CRIA (Universidade NOVA de Lisboa), Município de Estremoz, Museu de História Natural e de Ciência da Universidade do Porto e Museu D. Diogo de Sousa (MMP). O dia 17 será de visita a diversas olarias e bonecreiros locais.
O primeiro dia será dedicado a um conjunto de nove apresentações por membros da equipa 2LEGACY e colaboradores deste projeto exploratório financiado pelo IN2PAST, que explora o papel da argila endógena na produção tradicional de cerâmica, tanto historicamente, com base no legado do químico francês Charles Lepierre – que, em 1898, publicou Estudo Chimico e Technologico sobre a Ceramica Portugueza Moderna –, como em práticas contemporâneas.
Com base em documentação de arquivo e em publicações, a investigadora do Lab2PT – Universidade do Minho / IN2PAST Isabel Maria Fernandes irá traçar a história da oferta da coleção de cerâmica portuguesa de Lepierre ao Museu de Sèvres, em França, enquanto a investigadora responsável (IR) do projeto, Mathilda Coutinho (HERCULES – Universidade de Évora / IN2PAST), centrar-se-á no estudo material da coleção para explorar de que forma este legado pode valorizar e inspirar as práticas tradicionais da cerâmica.
A investigadora do CRIA – NOVA FCSH / IN2PAST Sónia Mota Ribeiro recolheu testemunhos de Estremoz e Barcelos para abordar a relação entre a matéria-prima e os artesãos. Os participantes também poderão discutir a importância da análise química de cerâmicas arqueológicas (Fernando Castro, DEM – Universidade do Minho), notas históricas sobre a faiança de Estremoz (Hugo Guerreiro, Museu/ Município de Estremoz e CIDEHUS – Universidade de Évora), a ilustração da produção cerâmica no século XIX em Portugal (Rita Gaspar, Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto), o cruzamento de resultados analíticos e documentais (Ana Fonseca, Museu/ Município de Estremoz), memórias da olaria de Coimbrões, Vila Nova de Gaia (Manuela Ribeiro, Câmara Municipal do Porto) e a cerâmica nas coleções do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, em Braga (Maria José Sousa e Cristina Braga, Museu D. Diogo de Sousa / Museus e Monumentos de Portugal).
Intervenientes do IN2PAST: Isabel Maria Fernandes (Lab2PT – Universidade do Minho / IN2PAST), Mathilda Coutinho (HERCULES – Universidade de Évora / IN2PAST) e Sónia Mota Ribeiro (CRIA – NOVA FCSH / IN2PAST)
Outros intervenientes: Ana Fonseca (Museu de Estremoz – Município de Estremoz), Fernando Castro (DEM – Universidade do Minho), Hugo Guerreiro (Museu de Estremoz – Município de Estremoz / CIDEHUS – Universidade de Évora), Manuela Ribeiro (Câmara Municipal do Porto), Maria José Sousa e Cristina Braga (Museu D. Diogo de Sousa / Museus e Monumentos de Portugal), Rita Gaspar (Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto)
PROGRAMA
Dia 16 de maio. Comunicações
Mathilda Coutinho – Revisitar o legado de Charles Lepierre: O Papel das Matérias-Primas na Cerâmica entre o Passado e o Futuro (HERCULES – Universidade de Évora / IN2PAST)
[Partindo do estudo material da coleção de Charles Lepierre, a apresentação explora como o legado material pode valorizar e inspirar as práticas tradicionais da cerâmica.]
Hugo Guerreiro – Notas históricas sobre a Faiança de Estremoz (Museu de Estremoz – Município de Estremoz / CIDEHUS – Universidade de Évora)
Fernando Castro – A importância da análise química de cerâmicas arqueológicas para a determinação de proveniências de fabrico: metodologia e prática (DEM – Universidade do Minho)
Rita Gaspar – Ilustrar a produção cerâmica no século XIX em Portugal. Os casos de Aurélia e Sofia de Sousa (Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto)
Ana Fonseca – Cruzando Resultados Analíticos e Documentais: As Cores do Boneco de Estremoz e o Boticário da Misericórdia em Estremoz (Museu de Estremoz / Município de Estremoz)
Sónia Mota Ribeiro – Histórias do barro: apontamentos etnográficos sobre a relação entre a matéria e os artesãos (CRIA – NOVA FCSH / IN2PAST)
[Com base em testemunhos de Estremoz e Barcelos será abordada a relação entre a matéria-prima e os artesãos.]
Manuela Ribeiro – Memórias da olaria de Coimbrões (Vila Nova de Gaia): resgatadas da terra e de museus (Câmara Municipal do Porto)
Maria José Sousa; Cristina Braga – A cerâmica nas coleções do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa (Museu D. Diogo de Sousa / Museus e Monumentos de Portugal)
Isabel Maria Fernandes – Charles Lepierre e a oferta de uma coleção de cerâmica portuguesa ao Museu de Sèvres no final do séc. XIX (Lab2PT – Universidade do Minho / IN2PAST)
[Com base em documentação de arquivo e em publicações, traça-se a história da oferta desta coleção de cerâmica portuguesa ao Museu de Sèvres.]
Dia 17 de maio. Visita a olarias e bonequeiros de Barcelos
Página do projeto: https://in2past.org/exploratory-projects-2legacy/
Equipa do projeto:
(IR) Mathilda Coutinho (HERCULES – University of Évora / IN2PAST)
(Co-IR) Patrícia Moita (HERCULES – UÉvora / IN2PAST)
Catarina Miguel (HERCULES – UÉvora / IN2PAST)
Eduarda Rovisco (CRIA – Iscte / IN2PAST)
Isabel Maria Fernandes (Lab2PT – University of Minho / IN2PAST)
João Pedro Veiga (CENIMAT/i3N – NOVA FCT)
Márcia Vilarigues (VICARTE – NOVA FCT)
Marta Castelo (VICARTE – NOVA FCT)
Massimo Beltrame (HERCULES – UÉvora / IN2PAST)
Sónia Mota Ribeiro (CRIA – NOVA FCSH / IN2PAST)