Notícias
Jornadas “Hospitais e albergarías. Fitos nos camiños históricos e de peregrinación”, com coordenação de Rebeca Blanco-Rotea
2 de dezembro 2024 | 16h00-19h30 | Museo da Terra de Melide (Melide, Lugo, Espanha)
Publicado a
Os caminhos históricos, entre eles os Caminhos de Santiago, constituem um elemento vertebral do território, ao mesmo tempo que são um elemento patrimonial que zela pela mobilidade de pessoas, mercadorias ou ideias, bem como pelas infra-estruturas que lhes estão associadas. A sua compreensão é fundamental para recuperar a história espacial das sociedades passadas.
Este ano, o colóquio organizado conjuntamente pelo Consello da Cultura Galega (Galiza) e pelo Museo de Melide (Melide, Lugo, Galiza), centra-se nos alojamentos e albergues associados aos itinerários históricos e de peregrinação na Galiza.
Este encontro abrirá com uma apresentação sobre as histórias da hospitalidade como enquadramento deste importante fenómeno, seguida de um percurso pelas estruturas deste tipo documentadas na comarca de Monterrei. O encontro termina com três estudos de caso revistos do ponto de vista da história, da arqueologia e da história da arte, respetivamente, desde A Fonsagrada até Santiago de Compostela, passando por Melide: Um olhar transversal sobre as infra-estruturas de acesso e de atendimento aos caminhantes.
Rebeca Blanco-Rotea apresentará a conferência “O hospital Vello de Montouto (A Fonsagrada). Um caso de estudo arqueológico”.
Estas jornadas são coordenadas pela investigadora do Lab2PT/IN2PAST, Rebeca Blanco-Rotea, e por Cristina Vázquez Neira (Museu da Terra de Melide).
Participantes do Lab2PT: Rebeca Blanco-Rotea (Lab2PT/IN2PAST, UMinho)
Participantes externos ao Lab2PT: Ramón Yzquierdo Peiró (Museo Catedral de Santiago); Nieves Amado (Universidade de Vigo/Consello da Cultura Galega); Cristina Vázquez Neira (Museo de Melide); Patricia Cupeiro (IACOBUS, Universidade de Santiago de Compostela)
Instituições promotoras: Consello da Cultura Galega; Museo da Terra de Melide
Programa AQUI