Notícias
Notícia no jornal cultural Culturagalega.org “Toda a historia que pode entrar em 16 hectáreas” de Manuel Gago, sobre investigação arqueológica onde Rebeca Blanco-Rotea participa
4 de junho de 2024 | Culturagalega.org
Publicado a
A notícia publicada hoje na página cultural Culturagalega.org, ecoa os resultados de uma pesquisa em que Rebeca Blanco-Rotea, pesquisadora assistente do Lab2PT, participa.
Este sítio excecional, cujo recinto exterior de 16 ha foi identificado em 2018, representa uma nova tipologia na Galiza. Desde 2021, o sítio tem sido objeto de uma investigação arqueológica dirigida por Martiño X. Vázquez, arqueólogo da empresa Solventa (Grupo Cooperativo Xeitura). E conta com uma bolsa da Fundação Palarq, cujos PIs são Jorge Sanjurjo Sánchez (Universidade da Coruña) e Rebeca Blanco-Rotea, para a datação absoluta da fortificação exterior deste recinto e das suas estruturas interiores, o projeto: “Estabelecimento de um marco cronológico para o sítio de As Torres de Montecastelo (Vilar de Barrio) – Ourense” (https://fundacionpalarq.com/analiticas-2022-2023/).
A notícia faz eco dos primeiros resultados destas datações que situam a fortificação na Idade do Bronze, IX-VIII a.C., o que significa que é a primeira grande fortificação com estas características documentada na Galiza. O sítio tem uma sequência muito interessante com reocupação constante que será um novo desafio para a investigação arqueológica.
Autor: Manuel Gago (Culturagalega.org)
Participantes: Martiño X. Vázquez (Grupo Cooperativo Xeitura); Jorge Sanjurjo-Sánchez (UdC); Rebeca Blanco-Rotea (Lab2PT-UMinho, CCG); João Fonte (ERA Arqueologia).
Instituição promotora: Consello da Cultura Galega
Notícia: AQUI