Notícias
Conferência de Rebeca Blanco-Rotea "Estudar arqueologicamente um edifício. O caso de Santa Eulalia de Bóveda (Lugo, Espanha): da época romana tardia à Idade Moderna"
21 de novembro 2024 | 15h00-16h00 | Universidade Federal do Rio de Janeiro
Publicado a
A conferência a ser proferida no âmbito do programa de Estudos Medievais do Instituto de História da UFRJ visa mostrar a pesquisa interdisciplinar desenvolvida no edifício de Santa Eulalia de Bóveda (Lugo, Espanha), entre 2007 e 2022, que culminou com a datação absoluta de todas as suas fases construtivas, através da combinação de várias técnicas de datação.
O objetivo desta palestra é mostrar como podemos estudar arqueologicamente um edifício, cruzando abordagens disciplinares e diferentes fontes de informação.
Santa Eulalia de Bóveda é um edifício muito próximo da cidade de Lucus Augusti, sobre o qual se gerou uma importante controvérsia relativamente à sua datação e funcionalidade, e sobre a qual não há consenso entre os investigadores.
Esta investigação mostra os problemas, os resultados e as novas linhas de trabalho sobre um edifício chave na Península Ibérica no período de transição entre o período romano tardio e a Alta Idade Média.
Organização: Instituto de História – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Coordenação: Andreia Cristina Lopes Frazão da Silva
Participantes do Lab2PT: Rebeca Blanco-Rotea (Lab2PT/IN2PAST, UMinho)
Site do evento: AQUI