Notícias
Projetos aprovados no âmbito da 3a Edição do Concurso para Financiamento de Projetos Exploratórios do IN2PAST 2024/2025
22 de julho de 2024 | IN2PAST
Publicado a
Quatro projetos, 32 investigadores e investigadoras, sete unidades de investigação.
O objetivo do Concurso para Financiamento de Projetos Exploratórios do IN2PAST é contribuir para o desenvolvimento do conhecimento científico nos domínios do Património Cultural, Artes e Memória Coletiva, e das suas intersecções com os temas da sustentabilidade e do território, perspetivando e conduzindo a investigação do Laboratório Associado (LA) a reforçar a utilização do conhecimento científico em benefício da sociedade.
Este concurso pretende também contribuir para a constituição das agendas de investigação das Linhas Temáticas do IN2PAST, reforçando a articulação e a complementaridade dessa investigação com a dos Grupos de Investigação das sete Unidades de Investigação & Desenvolvimento que constituem o LA nos domínios supramencionados.
Com uma duração máxima de 12 meses, todos os projetos deverão iniciar em Setembro de 2024.
Projetos aprovados no âmbito da 3a Edição do Concurso para Financiamento de Projetos Exploratórios do IN2PAST 2024/ 2025
1. “Exploring the role of raw materials in Portuguese ceramic crafts to bring Lepierre’s legacy to the future/2LEGACY”
O projeto 2LEGACY pretende explorar o papel do barro endógeno na produção tradicional de cerâmica, tanto historicamente, com base no legado do químico francês Charles Lepierre – que em 1898 publicou o Estudo Chimico e Technologico sobre a Ceramica Portugueza Moderna –, como nas práticas contemporâneas, com as cidades de Estremoz e Barcelos a servirem de “laboratórios vivos para explorar estratégias baseadas no conhecimento que valorizem o património e regenerem a produção artesanal”.
- Investigadora responsável: Mathilda Coutinho (HERCULES – Universidade de Évora/IN2PAST) e com Patrícia Moita (HERCULES – Universidade de Évora/IN2PAST) como investigadora corresponsável. Desta UID participam ainda Massimo Beltrame e Catarina Miguel;
- Investigadores e UID Parceiras: Isabel Maria Fernandes (Lab2PT – Universidade do Minho/IN2PAST), Sónia Mota Ribeiro (CRIA – NOVA FCSH/IN2PAST) e Eduarda Rovisco (CRIA – Iscte/IN2PAST), João Pedro Veiga (CENIMAT/i3N – NOVA FCT), e Márcia Vilarigues e Marta Castelo (VICARTE – NOVA FCT).
2. “InDigit: Os povos indígenas das Terras Baixas da América do Sul e a transição digital nos museus europeus”
O projeto InDigit visa o desenvolvimento de um protótipo de repositório digital, em colaboração com consultores do povo indígena Kamayurá, que vivem no Alto Xingu, no Brasil, a partir da coleção deste povo localizada no Museu Nacional de Etnologia, em Portugal. Com o propósito de contribuir para a construção colaborativa da esfera digital através de uma pluralidade de perspetivas, o objetivo principal é examinar as diferenças e semelhanças entre as teorias e práticas do Museu e dos Kamayurá, em termos de sistemas de classificação, protocolos de acesso, conceitos de propriedade, regimes de cuidado e noções de temporalidade.
- Investigador responsável: Rodrigo Lacerda (CRIA – NOVA FCSH/IN2PAST) e Investigadora corresponsável Elisabete Pereira (IHC – Universidade de Évora/IN2PAST). Desta UID participam ainda Ângela Salgueiro e Joana Paulino;
- Investigadores e UID Parceiras: João Leal (CRIA – NOVA FCSH/IN2PAST) e Paulo Bernardes (Lab2PT – Universidade do Minho/IN2PAST).
3. “ARIA: Art, Rhythm, Intonaco, Analytics – An Interdisciplinary Study of King João IV’s Musical Library at Vila Viçosa”
A Biblioteca Musical de D. João IV no Paço Ducal de Vila Viçosa é o foco do projeto ARIA, que se propõe estudar de que formas as metodologias interdisciplinares da história, história da arte, ciência e tecnologia podem ajudar a preservar e compreender o património cultural, que conhecimentos podem ser obtidos através da integração da análise arquitetónica e funcional, dos estudos acústicos e da caraterização do repertório musical, e quais as implicações e as melhores práticas para a utilização de tecnologias digitais avançadas na preservação, estudo e divulgação digital de espaços e artefactos históricos, como a Biblioteca Musical e as suas pinturas murais.
- Investigador responsável: Isabel Pires (CESEM – NOVA FCSH/IN2PAST) com cocoordenação de Susana Varela Flor (IHA – NOVA FCSH/IN2PAST);
- Investigadores e UID Parceiras: Daniel Alves e Joana Paulino (IHC – NOVA FCSH/IN2PAST), João Pedro d’Alvarenga (CESEM – NOVA FCSH/IN2PAST), Luís Dias e Milene Gil (HERCULES – Universidade de Évora/IN2PAST), Paulo Bernardes e Paulo Mendonça (Lab2PT – Universidade do Minho/IN2PAST), e Pedro Flor (IHA – NOVA FCSH/IN2PAST).
4. The Romanesque-style rural church of Portugal: An initial stride towards the complete digitalization by Heritage-BIM. The case study of S. João de Calvos (Guimarães, 13th Cent. AD)”
O projeto pretende produzir um modelo digital 3D detalhado do interior e do exterior da igreja rural de estilo românico de S. João de Calvos (Guimarães, séc. XIII), assente em ferramentas de HBIM (Heritage – Building Information Modelling), capaz de integrar conjuntos de dados geométricos e não geométricos, e disponibilizável online, contribuindo para a salvaguarda, conservação e fruição destes edifícios.
- Investigador responsável: Fabio Sitzia (HERCULES – Universidade de Évora/IN2PAST) e Jorge Ribeiro (Lab2PT – Universidade do Minho/IN2PAST);
- Investigadores e UID Parceiras: Vera Pires e José Mirão (HERCULES – Universidade de Évora/IN2PAST), João B. Meneses de Sequeira (CHAIA – Universidade de Évora / IN2PAST), Bruno Figueiredo, Paulo Bernardes e Rebeca Blanco-Rotea (Lab2PT – Universidade do Minho/IN2PAST) , e Carla Varela Fernandes (IHA – NOVA FCSH/IN2PAST).
Mais informação no site do IN2PAST: https://in2past.org/news/call-for-funding-of-exploratory-projects-3rd-edition-results/