Notícias
Provas de Doutoramento em Arquitetura, especialidade em Cidade e Território, de Teresa Filipa de Assis Caldeira Cruz Corais
5 de dezembro 2025 | 14h30 | Auditório 1, EAAD, Campus de Azurém, Universidade do Minho
Publicado a
No dia 5 de dezembro, a aluna de doutoramento do Lab2PT/IN2PAST Teresa Filipa de Assis Caldeira Cruz Corais, irá defender a sua tese, intitulada “A Cidade a “Caminhar” para 2050. Braga como Laboratório para um Sistema Urbano Resiliente e Sustentável”, orientada pelos Professores Marta Labastida Juan, Cecília do Carmo Ferreira da Silva e Miguel Sopa de Melo Bandeira.
Como estímulo à concretização dos objectivos para a Ação Climática 2050, no que diz respeito à promoção da mobilidade urbana sustentável (MUS), a tese incide sobre os pressupostos da New Bauhaus e no papel do Arquiteto/a neste processo de co-criação que, de forma interdisciplinar, promove as mudanças físicas e culturais necessárias à mudança de paradigma. Assim, a tese pretende definir e avaliar uma metodologia de investigação-ação que visa Acelerar a Mudança de Comportamentos, Atitudes e Mentalidade da sociedade (MACBAM). A tese assenta em 3 pilares: a Gestão da Transição, o desenho do espaço público e a mudança de comportamentos, atitudes e mentalidades da sociedade.