Aulas Abertas
À volta do Livro Antigo: alfarrabistas, livreiros, editores, bibliófilos e outros amantes do livro | Ciclo de História Cultural
O Ciclo de História Cultural irá decorrer entre os meses de abril e maio de 2025, compreendendo um conjunto de aulas abertas desenvolvidas em colaboração entre o Mestrado em História e o Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e o Lab2PT/IN2PAST, sob a coordenação de Fátima Moura Ferreira.
A primeira aula aberta intitula-se “À volta do Livro Antigo: alfarrabistas, livreiros, editores, bibliófilos e outros amantes do livro” e será proferida por Francisco Brito.
Biografia:
Licenciado em História pela Universidade do Minho (2008). Concluiu a componente curricular de Mestrado em História – Culturas e Poderes (2009). Bolseiro de Investigação da FCT no Grupo de História das Populações do CITCEM (2010/2011). Estuda História Moderna e Contemporânea, tendo particular interesse na história política, social e militar, bem como na história do livro e da leitura. Sobre livros, leitura e bibliotecas publicou os seguintes artigos: Breve notícia da existência de um Gabinete de Leitura em Guimarães durante o Vintismo, na revista Veduta (2017) e A numerosa e bem escolhida livraria de Frei Domingos da Soledade Sillos, in São Torcato: romaria a um vale infindável e São Torcato: história, devoção e património (C.M.G., 2023).
Investigador, autor e livreiro, e sempre à procura de encontrar livros interessantes e antigos, ocupa-se deles quase a tempo inteiro, tendo fundado em 2013 a Livraria Cólofon. Desde então tem trabalhado com inúmeros colecionadores, investigadores e bibliófilos, bem como com diversas instituições portuguesas e estrangeiras.
Entrada livre.
Reportagem no Jornal de Guimarães: AQUI
10 de abril de 2025 14h00-16h00
Sala 1.03 do CP2 (Campus de Gualtar, Universidade do Minho)
Mestrado em História Departamento de História, Lab2PT/IN2PAST Fátima Moura Ferreira