Outros formatos
Conversa IN2PAST Dança e Política | “Investigar as Danças – Interrogar o Mundo”, no âmbito da exposição "dança não dança"
A dança sob o olhar da História Contemporânea, dos Estudos Culturais, da História da Arte ou da Antropologia é o mote para a conversa “Investigar as Danças – Interrogar o Mundo”, a 4 de dezembro, às 18h, na Galeria do Piso Inferior da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, organizada pela equipa do “dança não dança” em articulação com o IN2PAST, no âmbito da exposição “dança não dança – Arqueologias da nova dança em Portugal”.
Com entrada livre (sujeita à lotação do espaço), este encontro convida investigadores/as interessados em História Cultural do séc. XX e História da Arte, artistas e outros públicos atentos aos cruzamentos entre dança e política a conversarem com Francisco Mendes, investigador do Lab2PT – Universidade do Minho / IN2PAST, Maria José Fazenda, investigadora do CRIA – Iscte / IN2PAST e Maria João Castro, investigadora do CHAM – NOVA FCSH.
O Ballet Nacional da Guiné-Bissau enquanto movimento revolucionário de nacionalização da cultura guineense pós-independência estará no centro da intervenção de Francisco Mendes [“Dançar as Nações – A História do Ballet Nacional da Guiné-Bissau (1975-2025)”]. Maria José Fazenda vai ajudar-nos a compreender a singularidade das práticas da dança teatral em Portugal e a diversidade das suas manifestações no contexto do país [“Dança (Portugal) teatral”] e Maria João Castro cruzará “a visão do duplo jogo do poder da dança, e da dança do poder” (“Dança e Poder”).
A exposição “dança não dança – Arqueologias da nova dança em Portugal”, também com entrada gratuita (mediante levantamento de bilhete), é visitável até 13 de janeiro de 2025, das 10h às 18h (encerra à terça-feira), na Galeria do Piso Inferior da Gulbenkian, em Lisboa.
Com curadoria das investigadoras Ana Bigotte Vieira (IHC – NOVA FCSH / IN2PAST) e Ana Dinger (Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, UCP), e de Carlos Manuel Oliveira e João dos Santos Martins (Associação Parasita), foi produzida pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Associação Parasita.
O IN2PAST convida investigadores e outros públicos a conhecer as iniciativas que desenvolvemos em lugares não académicos onde passamos uma parte importante do nosso tempo de trabalho, sejam museus, arquivos ou sítios arqueológicos, entre muitos outros territórios e paisagens que co-habitamos.
*A conversa é antecedida por uma visita guiada informal à exposição “dança não dança” aberta apenas a investigadores/as do IN2PAST, às 17h00.
Investigadora responsável: Ana Bigotte Vieira (IHC – NOVA FCSH / IN2PAST)
Público-alvo: investigadores/as interessados em História Cultural do séc. XX, investigadores/as de História da Arte, artistas, outros públicos interessados nas temáticas da conversa e da exposição
Oradores e títulos das comunicações:
• Francisco Mendes, investigador do Lab2PT – Universidade do Minho / IN2PAST | “Dançar as Nações – A História do Ballet Nacional da Guiné-Bissau (1975-2025)”
• Maria José Fazenda, investigadora do CRIA – Iscte / IN2PAST | “Dança (Portugal) teatral”
• Maria João Castro, investigadora do CHAM – NOVA FCSH | “Dança e Poder”
Curadoria da exposição:
Ana Bigotte Vieira (IHC – NOVA FCSH / IN2PAST)
Ana Dinger (Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, UCP)
Carlos Manuel Oliveira (Associação Parasita)
João dos Santos Martins (Associação Parasita)
Imagem: Visita Guiada, de Cláudia Dias, com interpretação de Maya Albuquerque. Fundação Calouste Gulbenkian, 15 de novembro de 2023. © Maria Abranches
Informação no site do IN2PAST: AQUI
4 de dezembro de 2024 18h00-19h30
Galeria do Piso Inferior da Fundação Calouste Gulbenkian, Av. de Berna, 45A, 1067-001 Lisboa
Equipa do “dança não dança” e IN2PAST, em associação com os produtores da exposição, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Associação Parasita